O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, USMC, revelou novos detalhes da nova estratégia à ser implementada no próximo ano, um sistema aéreo não tripulado dedicado ao transporte de carga para as frentes de combates e bases operacionais remotas.
O vencedor da concorrência pode ser anunciado já no início de 2010, o programa tem sido chamado de VMU-Cargo UAS, e foi anunciado novembro passado, tendo os concorrentes muito pouco tempo para demonstrar os seus conceitos.
Em Agosto passado, o USMC selecionou o Boeing A160 Hummingbird e o Kaman / Lockheed Martin K-Max (foto) para demonstração. Ambos os contratantes esperam concluir os testes de vôo no próximo mês. O objetivo é mostrar que uma aeronave pode fornecer 9,072 kg de carga dentro de um período de 24h.
O Naval Air Systems (NAVAIR) , que está gerenciando a aquisição, em nome do USMC, afirma que o plano permanece intacto e nos prazos estipulados.
“O nível de maturação da tecnologia para o sistema requer um alto grau de colaboração do governo e indústria“, afirma o NAVAIR.
Não está claro no entanto se haverá apenas um vencedor.
“O governo pode adjudicar múltiplos contratos para satisfazer a necessidade NAVAIR e cumprir os requisitos de imediato os serviços UAS Cargo, Entretanto, o governo reserva-se o direito de adjudicar o contrato o qual considera ser o que melhor atenda aos interesses do governo.”
Lei mais sobre o A160 Hummingbird