Rafael estuda versão ar-ar do míssil Stunner

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/he/0/01/Stunner_missile.jpg

A empresa israelense Rafael divulgou recentemente que está desenvolvendo conjuntamente com a estadunidense Raytheon uma versão ar-ar do míssil terra-ar Stunner. O produto final será proposto para substituir o modelo de curto alcance Python V e de médio alcance Derby, ambos produzidos pela companhia.

Executivos da empresa informaram que a proposta é perfeitamente viável, pois apesar de ter sido concebido para fazer parte de um sistema anti-aéreo de superfície capaz de atingir aeronaves e mísseis a distâncias entre 70 e 200 km, o Stunner tem diferenças aerodinâmicas mínimas com relação a mísseis ar-ar similares.


http://defense-update.com/images_new1/david_sling.jpg
O projeto da Rafael está caminhando no sentido contrário ao usual. Normalmente, os mísseis ar-ar propiciam origem de derivações terra-ar, como aconteceu com o Raytheon AIM-120 AMRAAM (que deu origem ao LAMRAAM), MBDA MICA (originou o VL MICA), Derby e Python (ambos deram origem ao sistema Spyder).

Outra tendência verificada no mercado de mísseis para defesa aérea de aplicação ar-ar e ar-terra é a adoção de cabeças de guiamento dual, característica já encontrada no Stunner. Um mesmo míssil pode ser equipado com um dispositivo de engajamento híbrido, ou seja, EO (eletro-ótico que detecta emissões de calor do alvo) e RF (por radar).

Fonte: Tecnologia&Defesa