Boeing EA-18G Growler alcança taxa de produção total

http://www.flightglobal.com/blogs/aircraft-pictures/EA-18Glarge.jpg

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos aprovou no dia 23 de novembro o avanço da taxa de produção do supersônico naval Boeing EA-18G Growler de LRIP (Low Rate Initial Production – Baixa Taxa de Produção Inicial) para FRP (Full Rate Production – Taxa Plena de Produção), prevendo-se, com isso, a fabricação de 20 unidades anuais.

Alcançar a FRP é fundamental para o programa do EA-18G da Marinha dos Estados Unidos, pois isso possibilitará contar com as capacidades desse avançado avião de ataque e de guerra eletrônica num intervalo de tempo mais curto”, disse Bob Gower, vice-presidente dos Programas Super Hornet e Growler da Boeing. “A decisão de alcançar o FRP é uma indicação clara do apoio do Departamento de Defesa dos Estados ao programa do EA-18G e de sua intenção de disponibilizar suas capacidades para os locais onde haja necessidade ao redor do mundo”, completou.

O EA-18G atingiu a condição operacional inicial em setembro no esquadrão de ataque eletrônico VAQ-132 da Marinha (US Navy), baseado na Estação Aeronaval de Whidbey Island, Oak Harbor, Washington.

Segundo a Boeing Integrated Defense Systems, o EA-18G Growler é um projeto altamente flexível e permite a realização de uma série de missões AEA (Airborne Electronic Attack) a partir de navios-aeródromos ou bases terrestres. O novo avião de combate da US Navy oferece um amplo espectro da habilidades de ataque eletrônico, juntamente com recursos de detecção, engajamento de alvos e para auto-defesa análogos aos existentes nos F/A-18E/F Super Hornet.

O Growler, cuja estréia no serviço ativo aconteceu ano passado, está substituindo gradativamente as plataformas AEA da Marinha dos Estados Unidos, que entrou em serviço ativo a partir dos anos de 1970, como o Grumman EA-6B Prowler.

A Boeing IDS é a contratada principal no programa do EA-18G e  possui como parceiras Northrop Grumman, Raytheon e General Electric Engines.

Fonte: Tecnologia&Defesa