Otan e Rússia fecham acordo para retomar cooperação

 

BRUXELAS – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia decidiram nesta quinta-feira retomar sua cooperação, medida que será formalizada na sexta-feira, durante uma reunião de ministros de Assuntos Exteriores. As relações estão congeladas desde agosto de 2008, após a guerra da Rússia com a Geórgia. 

Diplomatas de ambas as partes fecharam o conteúdo de três documentos que serão aprovados formalmente na reunião ministerial desta sexta-feira, disseram fontes da Otan.

O encontro ministerial que reunirá os 28 ministros de Assuntos Exteriores da Otan com seu colega russo, Serguei Lavrov, será o primeiro em caráter formal desde o conflito entre Rússia e Geórgia em agosto de 2008.

Lavrov e os ministros da Otan já tiveram uma primeira reunião informal em Corfu (Grécia) em junho. O acordo desta quinta-feira foi fechado após intensas negociações e a introdução de várias mudanças de última hora por parte da Rússia.

Entretanto, Moscou não conseguiu a criação de um grupo de trabalho conjunto sobre o Afeganistão, um antigo objetivo. “Recuperamos o diálogo com a Rússia, mas a Rússia não quer fazer as coisas de graça“, resumiu um veterano diplomata da Otan.

Os três documentos que serão assinados compreendem um estudo dos desafios comuns para ambas as partes, como terrorismo e narcotráfico, um plano de trabalho conjunto e uma reestruturação do Conselho Otan-Rússia.

A recuperação da cooperação entre Otan e Moscou ocorre enquanto a Rússia continua insistindo em promover um “acordo de segurança europeia” no âmbito euroatlântico, com o objetivo, segundo o Kremlin, de acabar com a herança da Guerra Fria.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, enviou no início desta semana um projeto sobre o assunto aos dirigentes de países da Europa e da América do Norte, assim como a diversas organizações internacionais.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.