Marinha realiza evacuação médica de passageira de navio de cruzeiro

No dia 2 de dezembro, por volta das 11h30, o Comando de Operações Navais recebeu e-mail de uma agência de cruzeiros, informando que uma passageira do Navio de Cruzeiro “Seven Seas Voyager” encontrava-se com suspeita de pancreatite e abdômen agudo, necessitando de evacuação aeromédica com urgência.

O navio, de bandeira das Bahamas, estava a aproximadamente 320 milhas (592 Km) de Cabo Frio (RJ), proveniente do Porto da Ilha de Santa Helena, deslocando-se em direção à cidade do Rio de Janeiro.

Imediatamente, o Comando do 1º Distrito Naval foi acionado para planejar e coordenar o resgate. Foi decidida a realização de uma evacuação por helicóptero da Marinha devido ao seu grave estado de saúde.

A Marinha do Brasil coordenou com o comandante do “Seven Seas Voyager” para que tomasse o rumo em direção à cidade de Cabo Frio, com a máxima velocidade.

Por volta das 18h30, a aeronave encontrou-se com o navio a aproximadamente, 150 milhas da costa (278Km), realizando a evacuação aeromédica, transportando-a para o aeroporto de Macaé (RJ), cidade mais próxima.

O resgate ocorreu pelo método de “pick-up”, no qual a pessoa é colocada em uma maca presa por cabos e içada para o interior da aeronave através de guincho, uma vez que o navio não possui heliponto.

Por volta das 20h30 do dia 2 de dezembro, a aeronave chegou ao aeroporto de Macaé, onde a enferma foi recebida por uma equipe médica, sendo encaminhada por ambulância para o Hospital São Vicente.

Nota do Blog.

Parabéns aos profissionais e a Marinha do Brasil pelo feito.

E.M.Pinto

Fonte: Marinha do Brasil