O Reino Unido está negociando a compra de mais uma aeronave de transporte pesado Boeing C-17 Globemaster III para aumentar a capacidade da Royal Air Force no apoio as tropas que estão lutando contra a milícia Talibã no sudeste do Afeganistão. Até o final do ano, as negociações deverão estar finalizadas, de acordo com o Ministerio da Defesa do Reino Unido.
Se essa compra for aprovada, a frota de aeronaves C-17 da RAF subirá para sete unidades. A nova aeronave, se fechado o contrato de compra nesse mês, deverá ser entregue em dezembro de 2010 e entrará em serviço em março de 2011.
A Royal Air Force vem operando os C-17 desde 2001, quando fizeram leasing de quatro aeronaves, que posteriormente foram adquiridas pela RAF, que depois recebeu mais duas aeronaves no ano passado.
A RAF diz que a compra do C-17 adicional não está diretamente ligada aos atrasos no programa do Airbus A400M.
Fonte: Cavok Blog via Blog do Vinna
Nota: Mais sobre o C-17
Na revista Air International de Maio de 2009 em uma matéria dedicada a aos C-17 da RAF, falou-se que a Royal Air Force estaria avaliando a possibilidade de adquirir outros 12 aviões da mesma categoria.
Segundo a revista a Frota de C-17 estaria sofrendo um desgaste excessivo dadas as missões continuadas no Afeganistão e por esta razão, a vida útil das aeronaves estaria sendo reduzida.
Com isto a RAF estaria avaliando a possibilidade de ampliar a sua frota para um total entre de 22 -24 aeronaves, entretanto, este número poderia ainda ser maior segundo a revista, porém tudo isto dependeria da disponibilidade de recursos, uma vez que a tal “crise Econômica” acertou de cheio o orçamento militar britânico.