Estudantes da USP-São Carlos embarcam domingo para fazer estágio na Eurocopter

Os estudantes do último ano do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), Stefano Cerchiari e Reynaldo Oioli Neto, ambos de 22 anos, embarcam no próximo domingo (07/12) para a França. Eles iniciam na segunda-feira, estágio de cinco meses nas instalações da Eurocopter, a maior fornecedora de helicópteros do mundo, associada no Brasil pela Helicópteros do Brasil – Helibras.


O estágio é resultado de parceria entre a USP-São Carlos e a EADS – European Aeronautic Defense and Space Company, que controla a Eurocopter. Quatro estudantes da mesma universidade, também do último ano, já estão atuando na Airbus, outra empresa do grupo, com atividades na França e na Alemanha.


Na manhã de ontem (02/12), os novos estagiários foram recebidos por diretores da Helibras e da EADS. Eles visitaram as instalações da Helibras em São Paulo, no Campo de Marte, onde funciona uma oficina de manutenção, e receberam material informativo a respeito do projeto em que estarão envolvidos, de construção de 50 modelos EC725 para as Forças Armadas Brasileiras.


O convênio que visa oferecer estágios a alunos de Engenharia Aeronáutica da USP/São Carlos nas empresas da EADS será mantido em 2010, quando mais alunos poderão ter a oportunidade de estagiar em uma das unidades do grupo na Europa.


Os estagiários foram selecionados devido ao interesse pela área, empenho tanto nas aulas quanto nas atividades extracurriculares e nível de inglês. “Acredito que a experiência no exterior vai facilitar a entrada no mercado de trabalho”, comentou Cerchiari, que será destacado para a linha de produção do EC725. Oioli, por sua vez, acredita que a participação nos eventos da faculdade e o interesse pelo que acontece de novo no setor foram essenciais para obter o estágio.


Para o presidente da Helibras, Eduardo Marson, este intercâmbio de conhecimento vem ao encontro do compromisso que as empresas assumiram de transferência de tecnologia entre França e Brasil na produção dos EC725. A meta é atingir até 50% de nacionalização até o final da construção das aeronaves. Com isso, a Helibras poderá fornecer o EC725 para o mercado mundial.


É como sonho”, comemora o coordenador do curso da USP, o PhD em aerodinâmica Fernando Martini Catalano, ao comentar sobre a importância deste tipo de parceria para a faculdade. Ele ressaltou que está satisfeito com os primeiros resultados do intercâmbio. “Constatamos que o aluno brasileiro tem qualidade, porque eles estão atuando em setores estratégicos e não só nos burocráticos”. Na opinião de Catalano, o estudante com uma experiência no exterior obtém um diferencial que vem atender justamente uma necessidade de profissionais com uma visão globalizada do mercado.

Fonte: Revsista Asas

2 Comentários

  1. Boa sorte para os alunos da USP, e tomara que eu também consiga um estágio como este até o final do meu curso,kkkkk.
    Abraço.

  2. Se todas as vezes que comprarmos produtos aeronauticos enviarmos nossos engenheiros para estágios ou ajuda nas montagens ( como ex;- ) claro!
    Hoje o Brasil já teria tecnologia de ponta em todos ramos aeronautico. Obrigado à França por entender isso,pois , gerou vendas. Vamos copiar?????

1 Trackback / Pingback

  1. São Carlos : informations, photos, carte, vue satellite

Comentários não permitidos.