As limitações do Pave Hawk no TO Afegão

HH-60G  Pave Hawk, helicóptero CSAR-USAF

O site Voo tático de autoria de Marcos Piffer, militar e  piloto de helicóptero do Batalhão de Aviação do Exército  Brasileiro, divulga uma informação importante e curiosa sobre a operacionalidade dos helicópteros C-Sar do US-Army e USAF em operação no Afeganistão.

Clique aqui para acessar a matéria completa do Voo Tático

Segundo ele as aeronaves HH-60 Pave Hawk da USAF estariam operando limitadamente no Afeganistão, mais pesado que a versão UH-60, os HH-60 teriam problemas em operar a certas altitudes, segundo o Voo tático, os  HH-60 estariam sendo empregues somente em missões até os 9000ft e ainda sim, sem armamentos e sem blindagens. 

MH-53 Pave Low

Com a baixa dos MH-53 Pave Low  A situação da USAF se complica ainda mais, uma vez que os HH-60 acabam se tornando o único vetor de asas rotativas disponível para efetuação das missões Combate-SAR.

Pesa ainda o fato de que quando necessário o US-Army e a A US-Navy tem recorrido aos seus vetores próprios para efetuação das missões o que tem manchado a imagem das unidades C-SAR da USAF, teóricamente os predistinados a estas missões.

No congresso americano é grande o coro de vozes contrários a continuidade do suspenso programa C SAR-X, o qual previa inicialmente a aquisição de 144 helicópteros pesados para este fim. O programa tem enfrentado diversas severas críticas e perdido apoio, sendo um dos primeiros a serem cortados da “lista de prioridades” do pentágono.

 A não operacionalidade à contento dos esquadrões destinados a missão Combat-SAR da USAF só dá mais argumentos para os seus opositores.

E.M.Pinto

Plano Brasil