Lula vai à Ucrânia para analisar ‘Comércio e Foguetes’

EFE – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chega à Ucrânia nesta terça-feira (1) para uma visita de Estado que terá como foco a cooperação econômica entre os dois países.

Lula deve desembarcar em Kiev, capital da Ucrânia, às 19h00 locais (15h00 de Brasília).

De acordo com o secretariado da Presidência do Brasil, Lula e o presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, debaterão o estado das relações bilaterais no âmbito econômico-comercial e a colaboração espacial. Brasil e Ucrânia têm um acordo estratégico para o lançamento de foguetes espaciais da base brasileira de Alcântara, no Maranhão.

Os presidentes também analisarão as perspectivas de cooperação no campo da indústria aeronáutica, energia e agricultura.

A agenda do encontro prevê, ainda, a assinatura de uma declaração conjunta dos chefes de Estado, assim como de um acordo intergovernamental de comunicação aérea e de um convênio de cooperação cultural.

Lula e Yushchenko também assistirão a um fórum de negócios entre empresários brasileiros e ucranianos.

Nesta quarta-feira (2), os presidentes viajarão a Dniepropetrovsk, no leste do país, onde visitarão as fábricas da Yuzhmash, empresa especializada na construção de foguetes espaciais.

Os últimos compromissos de Lula serão reuniões com a primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko, e com o presidente da Rada Suprema (Parlamento ucraniano), Vladimir Litvin.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: r7

 

Brasília, 01 Dez (Lusa) – O Presidente brasileiro Lula da Silva parte hoje de Lisboa para Kiev e, após a visita à Ucrânia, segue para a Alemanha, com a intenção de ampliar as relações com os dois países.

Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula terá encontros na Ucrânia com o Presidente Victor Yushchenko e com a primeira-ministra Yulia Tymoshenko e participará também no fórum empresarial “Novas Fronteiras de Negócios“.

Para o Brasil, a visita permitirá reafirmar o compromisso com o projecto conjunto Cyclone-4 (veículo lançador de satélites em fase de desenvolvimento na Ucrânia) e negociar uma maior abertura da parte ucraniana para transferência de tecnologia, visando a meta de se tornar no 11.º país do mundo a contar com um programa espacial completo“, afirmou Baumbach.

Fonte: RTP

3 Comentários

  1. Há conversas em torno da área de defesa também:

    “KIEV – Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Ucrânia, Viktor Yushchenko, assinaram nesta quarta-feira, 2, durante encontro nesta capital, acordos nas áreas de defesa, agricultura, educação, turismo e cultura…”

    “Segundo Lula, a importância do projeto brasileiro-ucraniano de lançamento de satélites está no projeto de defesa do Brasil, pois permitirá melhor controle do espaço aéreo brasileiro…”

    “Os dois presidentes não detalharam os acordos que assinaram na área de defesa. Disseram que há temas, nessa área, que ainda estão em negociação. Um dos projetos que estão sendo estudados é o da criação de um sistema de armamento de mísseis táticos.”

    Destacando:

    “UM SISTEMA DE ARMAMENTO DE MÍSSEIS TÁTICOS”

    Tomara que vá para frente!

Comentários não permitidos.