Defesa & Geopolítica

Lula vai à Ucrânia para analisar ‘Comércio e Foguetes’

Posted by

EFE – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chega à Ucrânia nesta terça-feira (1) para uma visita de Estado que terá como foco a cooperação econômica entre os dois países.

Lula deve desembarcar em Kiev, capital da Ucrânia, às 19h00 locais (15h00 de Brasília).

De acordo com o secretariado da Presidência do Brasil, Lula e o presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, debaterão o estado das relações bilaterais no âmbito econômico-comercial e a colaboração espacial. Brasil e Ucrânia têm um acordo estratégico para o lançamento de foguetes espaciais da base brasileira de Alcântara, no Maranhão.

Os presidentes também analisarão as perspectivas de cooperação no campo da indústria aeronáutica, energia e agricultura.

A agenda do encontro prevê, ainda, a assinatura de uma declaração conjunta dos chefes de Estado, assim como de um acordo intergovernamental de comunicação aérea e de um convênio de cooperação cultural.

Lula e Yushchenko também assistirão a um fórum de negócios entre empresários brasileiros e ucranianos.

Nesta quarta-feira (2), os presidentes viajarão a Dniepropetrovsk, no leste do país, onde visitarão as fábricas da Yuzhmash, empresa especializada na construção de foguetes espaciais.

Os últimos compromissos de Lula serão reuniões com a primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko, e com o presidente da Rada Suprema (Parlamento ucraniano), Vladimir Litvin.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: r7

 

Brasília, 01 Dez (Lusa) – O Presidente brasileiro Lula da Silva parte hoje de Lisboa para Kiev e, após a visita à Ucrânia, segue para a Alemanha, com a intenção de ampliar as relações com os dois países.

Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula terá encontros na Ucrânia com o Presidente Victor Yushchenko e com a primeira-ministra Yulia Tymoshenko e participará também no fórum empresarial “Novas Fronteiras de Negócios“.

Para o Brasil, a visita permitirá reafirmar o compromisso com o projecto conjunto Cyclone-4 (veículo lançador de satélites em fase de desenvolvimento na Ucrânia) e negociar uma maior abertura da parte ucraniana para transferência de tecnologia, visando a meta de se tornar no 11.º país do mundo a contar com um programa espacial completo“, afirmou Baumbach.

Fonte: RTP

3 Comments

shared on wplocker.com