Islamitas do Cáucaso reivindicam atentado contra trem russo

France Presse

MOSCOU – O grupo islamita caucásico do chefe rebelde checheno Doku Umarov reivindicou o atentado de sexta-feira passada contra o trem russo Nevski Express, informou nesta quarta-feira (2/12) o site Kavkazcenter, ligado a esse movimento.

Declaramos que esta operação foi preparada e realizada dentro de uma série de operações de sabotagem planejadas no início do ano contra os locais estratégicos da Rússia por ordem do emir do Emirado do Cáucaso, Doku Umarov”, indica a nota de reivindicação que Kavkazcenter afirma ter recebido.

A carta está assinada pelo “Estado-Maior das forças armadas do Emirado Cáucaso”, dirigido por Doku Umarov, um ex-presidente separatista checheno que se proclamou emir e chefe de todos os movimentos rebeldes ativos no Cáucaso russo. A nota também promete prosseguir com esse tipo de ação “enquanto a Rússia não cessar com sua política de assassinato de muçulmanos”. Várias repúblicas do Cáucaso do norte estão em rebelião, que tem suas origens nas duas guerras que devastaram a Chechênia nos anos 1990 e início dos anos 2000.

Em agosto de 2007, um atentado com bomba provocou o descarrilamento de um trem do mesmo tipo, o Nevsky Express. Na ocasião, 60 pessoas ficaram feridas e as autoridades entraram em alerta para o risco de ataques da rebelião chechena ou de grupos nacionalistas.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que o diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB), Alexander Bortnikov, e o procurador-geral do país, Yuri Chaika, coordenassem as investigações.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: Correiobraziliense