Finalmente parece que a Alcântara Cyclone Space vai alevantar voo

Trecho da matéria da BBC Brasil

… Ao final da visita, os dois presidentes divulgaram uma declaração conjunta em que Brasil e Ucrânia assumem o compromisso de lançar o foguete Cyclone 4, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, até o fim de 2010.

O Cyclone 4 é um foguete lançador de satélites e é produzido na Ucrânia. Desde 2000, os dois países mantêm uma parceria na área de exploração espacial.

O cronograma do projeto, no entanto, está atrasado devido a problemas ambientais e sociais.

Quando dois presidentes se encontram, retiram complicações. Vamos fazer o primeiro lançamento em 2010 e entrar em uma etapa prática“, disse Yushchenko.

Brasil e Ucrânia também iniciaram o diálogo para uma parceria na área de energia nuclear e desenvolvimento de tecnologia militar, além de firmarem um acordo de dispensa de vistos para turistas dos dois países.

Lula deixou Kiev nesta quarta-feira, rumo à Alemanha.

Fonte: BBC Brasil

4 Comentários

  1. Brasil e Ucrânia — Cooperação Também no Âmbito Técnico-Militar

    EFE – O presidente ucraniano ressaltou que Kiev e Brasília têm a intenção de desenvolver sua cooperação também no âmbito técnico-militar:

    – A cooperação tem como objetivo fortalecer o potencial defensivo dos dois países para reforçar a segurança. Estou convencido de que esta é a prioridade número um da Ucrânia e também do Brasil.

    Com relação a esse assunto, assinalou que está na Ucrânia um grupo de especialistas brasileiros para realizar consultas sobre cooperação militar.

    Yushchenko destacou as oportunidades de cooperação bilateral com relação ao uso pacífico de energia atômica e lembrou que seu país produz 90% de todo o necessário para construir uma central elétrica nuclear.

    O presidente ucraniano disse que acertou com o colega brasileiro “instalar no Brasil uma fábrica de adubos minerais e outra de insulina com tecnologia ucraniana”.

    – A Ucrânia e o Brasil têm um grande potencial de cooperação e o trabalho conjunto não depende do dólar. Podemos fechar parcerias com nossas próprias moedas.

    Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/brasil-e-ucrania-assinam-acordos-bilaterais-20091202.html

  2. Opa,notícia boa, até que em fim lançaremos o Cyclone4, pois se este lançamento se sair bem, o próximo já deve levar nosso satélite.
    Abraço.

Comentários não permitidos.