Navios voltam para estação brasileira até o fim da semana

Navio Polar “Almirante Maximiano” (H41) e Navio de Apoio Oceanográfico
“Ary Rongel” (H44) participam da OPERANTAR XXVIII

ANTÁRTIDA

EDUARDO GERAQUE
ENVIADO ESPECIAL À ANTÁRTIDA

Os dois navios brasileiros que auxiliam pesquisadores em atividade na Antártida devem voltar ao continente gelado até o fim da semana, afirma a Marinha do Brasil.
Os cientistas passaram alguns dias trabalhando sem apoio das embarcações depois de o novo navio brasileiro, o Almirante Maximiano, ter retornado a Ushuaia, na Argentina, na semana passada. A embarcação precisava se reabastecer e consertar seu sistema de bordo para dessalinização de água.
O outro navio brasileiro, o veterano Ary Rongel, também tinha sofrido problemas e teve de deixar por alguns dias a ilha Rei George, onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz. O navio ficou uma semana parado em Punta Arenas, no Chile, para solucionar um problema mecânico. Segundo a Marinha do Brasil, a embarcação deve retomar viagem em breve.
Esta é a primeira vez em mais de uma década que o Brasil manda dois navios à Antártida, e suas missões foram divididas. O Almirante Maximiano se encarrega de abastecer a estação brasileira na ilha Rei George, na península Antártica, e transportar material de trabalho dos pesquisadores. O Ary Rongel, por sua vez, dá apoio aos voos da FAB (Força Aérea Brasileira), que descem na base antártica do Chile.
O Brasil não tem aeroporto na Antártida. Por isso, os navios precisam ser usados para fazer uma ligação por mar, que dura aproximadamente três horas.

Fonte: NOTIMP

1 Comentário

Comentários não permitidos.