Cooperação militar Russia Venezuela

http://www.venezueladeverdad.gob.ve/archivos/media/articulos/2008/11/chavez-medvedev-3.jpg

Por Walker Simon (Reuters)

Segundo o embaixador russo em Caracas, Vladmir Zaemskiy, os engenheiros russos e empreiteiras locais que participam da construção das fábricas de armas, no futuro estas empregarão mais de 1.500 funcionários.

As obras ocorrem no Estado central de Aragua e ainda não têm data prevista para a conclusão.

Ao voltar em setembro da sua última viagem à Rússia, Chávez disse que Moscou havia aceitado conceder à Venezuela um empréstimo de 2,2 bilhões de dólares para a compra de 92 tanques e de um sistema de mísseis antiaéreos S-300.

Há dois anos, a Rússia havia aceitado vender o S-300 ao Irã, mas retardou a entrega devido a restrições dos EUA e de Israel à transação.

Zaemskiy não quis detalhar datas para a entrega dos tanques e do sistema de mísseis, nem informou se Moscou já desembolsou parte do empréstimo de 2,2 bilhões de dólares.

Entre 2006 e 2008, Moscou entregou à Venezuela 59 helicópteros militares, segundo dados do Instituto Internacional Estocolmo de Pesquisa da Paz.

O embaixador disse ainda que a Rússia está fornecendo uma ‘linha completa” de peças de reposição para equipamentos militares à Venezuela, além de transferir tecnologia e construir centros de manutenção técnica.

Como resultado dessa cooperação, a capacidade de defesa da Venezuela aumentou consideravelmente, bem como seu nível de independência tecnológica”, disse o embaixador.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte:yahoo.com

2 Comentários

  1. Fábrica de fuzis Kalashnikov AK-103 na Venezuela.

    Prara quem deseja conhecer melhor.

    imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/AK-103.JPG

    AK-103

    Tipo Rifle de Assalto
    País Russia
    Inventor Mikhail Kalashnikov
    Data de projeto 1994

    Características

    Calibre 7,62x39mm
    Cadência do Tiro 600-650/min
    Velocidade de saída do projétil 750 m/s
    Alcance eficaz 500m
    Peso 3,400kg
    Comprimento total 943mm
    Alimentação Cartucho com 30 capsulas

    É uma evolução do lendário AK-47.

    O Kalashnikov é um marco em termos de armas ligeiras, especialmente por causa da sua reconhecida, e até hoje sem igual resistência a todo o tipo de maus tratos por parte dos utilizadores.

    Além dessa característica muito apreciada, a arma é igualmente simples de manter e de utilizar.

    A AK-103, é considerado mais preciso que as seus antecessores AK-47 e AK-74, embora mantenha a principal característica, que é a robustez.

    Como todas as armas do tipo Kalashnikov, a AK-103 tem basicamente o mesmo número de componentes, a sua manutenção é simples e pode ser utilizado mesmo em condições extremamente duras.

    Seu pregeto dáta de 1994, utiliza o calibre 7,62x39mm M43, a mesma de seus antecessores.
    Possui o mesmo design da série Kalashnikov, porém utiliza melhorias do AK-74 e AK-74M, além de substituir muitas partes de metal (na maioria chapa de aço estampado) e madeira por plástico (polímeros), que torna a arma muito mais leve e resistente.

    Esta arma possui também uma série de acessórios disponíveis, como vários tipos de miras: miras telescópicas, miras laser, miras de visão noturna, além de um supressor de som (silenciador) e um lançador de granadas GP-30.

    O lançador de granadas GP-30 não usa trilhos picatinny, sendo incompatível com os modelos ocidentais, no entanto a munição é a mesma – 40x46mm, e tem uma vida útil de 400 tiros.

    O AK-103 possui carregadores novos e mais leves, feitos de polímero na cor preto, mas aceita carregadores de AK-47, AKM e AKMS, com 30 capsulas 7,62x39mm M43.

    Esta arma é usada pelo Paquistão, além de ser o fuzil padrão venezuelano e também usado na Rússia, em algumas colônias penais e por algumas tropas de elite (como a Spetnaz), e pela Força de Defesa Nacional da Etiópia (junto com AK-47).
    Bangladesh e Butão também possuem o AK-103, mas em quantidades mais limitadas.

    Em 2005, o Departamento de Defesa Venezuelano fez um contrato com a RosoboronExport, comprando 100.000 AK-103 com transferência de tecnologia e permitindo a construção de diversas fábricas em Caracas para substituir o fuzil FN-FAL.

    O FN FAL 7,62x51mm é muito mais preciso e tem mais poder de parada que o AK-103, mas em contrapartida, o AK-103 é muito mais leve, permite lança-granadas, várias miras e tem um carregador com 30 capsulas, além de ter uma coronha rebatível.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/AK-103

Comentários não permitidos.