Medvedev publica projeto de tratado para segurança europeia

http://www.msia.org.br/thumbnail.php?file=russia_otan_flags_RIAN_345988625.jpg&size=article_medium

MOSCOU, Rússia (AFP) – A presidência russa publicou neste domingo o projeto de tratado para a segurança europeia com o desejo de que este seja adotado pelos países e as organizações internacionais da zona euroatlântica, para acabar com a herença da Guerra Fria.

“O objetivo é criar, no âmbito da segurança político-militar, um espaço unido e indivisível na zona euroatlântica para desfazer-se definitivamente da herança da Guerra Fria”, afirma o Kremlin em um comunicado.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, mencionou a ideia deste tratado pela primeira vez em junho de 2008, mas a iniciativa não despertou muito entusiasmo no mundo ocidental.

O Kremlin afirma ter enviado cópias do projeto aos dirigentes dos países envolvidos e diretores das organizações internacionais da zona euroatlântica.

A ideia é que a adoção de medidas de segurança nacional por parte de cada membro do tratado deve levar em consideração os interesses dos demais signatários do texto.

O texto proíbe ainda ações militares entre os signatários do tratado e contempla a possibilidade de que um membro do tratado possa pedir explicações sobre medidas legais ou administrativas adotadas por outro país ou organização, caso afetem sua segurança.

Colaborou Konner

Fonte: Yahoo