Brasil – EUA: Seis meses sem embaixadores

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/09/T_Shannon_AS.jpg

A politica externa brasileira esta influenciando a aprovação do embaixador indicado pelo Presidente Obama para o Brasil, Thomas Shannon.

Os tres senadores Republicanos que estão bloqueando a aprovação, Jim DeMint, George Le Mieux e agora Connie Mack, tres nulidades, usam o que chamam de proximidade excessiva do Brasil com a Venezuela e Irã como argumento contra Shannon, prevendo que o novo Embaixador vai ser mole demais com o regime brasileiro em relação aos interesses dos EUA na região.

Tom Sahnnon é um diplomata de carreira, tão profissional que foi nomeado o numero 1 para a America Latina pelo Presidente Bush em 2006 e Bush não nomearia jamais um esquerdista. De outro lado, nove predecessores de Shannon no cargo de Subsecretario de Estado para o Hemisferio Ocidental assinaram uma carta nesta semana aos senadores Republicanos encrenqueiros reclamando da postura deles e dizendo que o Brasil é um pais importante demais para ficar sem embaixador por quase seis meses.

No caso Shannon o Brasil perde muito, é provavelmente o melhor nome indicado para embaixador em Brasilia nos ultimos anos, conhece muito bem o Brasil, fala português e teria todas as condições para estreitar as relações e resolver as arestas entre os dois paises. Lamentavelmente Obama está perdendo rapidamente apoio na sua politica externa, é visto como vacilante, o pior perfil para um Presidente nessa area.

Essa manobra de baixo nivel do trio de senadores Republicanos está prestando um desserviço aos EUA, e o governo do Brasil deveria fazer chegar ao Senado americano seu desconforto com a ausencia de um Chefe de Missão à altura em Brasilia, há canais para fazer isso sem envolver o Itamaraty mas a mensagem será perfeitamente legitima e servirá aos interesses mais duradouros do Brasil e do proprio EUA.

Não há duvida que o caso de Honduras enfraqueceu Shannon, a crise estava dentro de sua area e foi ele quem começou a dar um roteiro de solução, mas a vacilação da Casa Branca foi lhe debitada e o que os senadores Republicanos estão fazendo na realidade é dar um recado a Obama usando Shannon como mensageiro.

No Senado, aonde os Republicanos tem continuado dominio sobre aa relações exteriores, Obama é considerado esquerdista e essa guerrilha não vai acabar tão cedo.
O Brasil está simplesmente no meio do tiroteio.

Sugestão e colaboração: Konner


Fonte: colunistas.ig.com.br/luisnassif