Defesa & Geopolítica

Bin Laden esteve ao alcance das tropas dos EUA em 2001, diz relatório do Senado

Posted by

http://samsonblinded.org/images/capture-bin-laden.gif

WASHINGTON – Um relatório do Senado dos Estados Unidos divulgado neste domingo afirma que o terrorista Osama bin Laden esteve ao alcance das tropas norte-americanas nas montanhas de Tora Bora em dezembro de 2001, mas os comandantes não tomara a decisão crucial de perseguir o terrorista no terreno montanhoso.

O relatório afirma que a falta ação em dezembro de 2001 para matar ou capturar Bin Laden em seu momento mais vulnerável teve consequências que duram até hoje. Segundo o texto divulgado pelo Comite de Relações Exteriores do Senado, a fuga de Bin Laden lançou as bases para a hoje revigorada insurgência afegã e inflamou o conflito interno no Paquistão.

Remover o líder da Al-Qaeda do campo de batalha oito anos atrás não teria eliminado a ameaça de extremistas em todo o mundo“, diz o relatório.

Mas as decisões que abriram as portas para a sua fuga para o Paquistão permitiu a Bin Laden a emergir como uma figura simbólica potente que continua a atrair um fluxo constante de dinheiro e inspirar os fanáticos em todo o mundo. “A incapacidade para terminar o trabalho representa uma oportunidade perdida que alteraram para sempre o curso do conflito no Afeganistão e o futuro do terrorismo internacional”, diz o relatório.

O relatório afirma categoricamente que Bin Laden estava escondido em Tora Bora quando os Estados Unidos tinham os meios necessários para montar um ataque rápido com um grande efetivo militar.

Por volta de 16 de dezembro de 2001, Bin Laden e seus guarda-costas andaram sem problemas pela região de Tora Bora e desapareceram na zona tribal do Paquistão, onde ele deve estar até hoje“, aponta o relatório.

Fonte: Reuters via Último Segundo

3 Comments

shared on wplocker.com