EUA dizem que retirada do Afeganistão começa em 2013

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/07/23/article-0-05CA7BFF000005DC-381_468x276.jpg

(Reuters) – Os Estados Unidos devem conseguir começar a retirada das tropas do Afeganistão em 2013, segundo altos oficiais da OTAN e dos EUA no Afeganistão.

O general do exército Stanley McChrystal deu sua opinião a uma delegação de parlamentares norte-americanos que visitaram Cabul no começo da semana, disseram participantes do encontro no sábado.

A peça central da estratégia é o envio gradual de mais 30 mil soldados americanos para o Afeganistão para manter a segurança nos centros urbanos mais populosos e treinar mais forças de segurança do país.

Autoridades do Pentágono esperam que os membros da OTAN contribuirão com aproximadamente mais 10 mil soldados e oficiais de treinamento para suplementar o aumento da posição americana. Isso levará o total de tropas adicionais para 40 mil, número recomendado por McChrystal para enfrentar o Taliban. A Inglaterra disse que espera que os países ajudem com mais cinco mil soldados além dos que os EUA vão enviar.

McChrystal encountrou-se com a delegação de parlamentares que está visitando o país neste sábado.

Perguntei a ele: ‘Se você tiver esses soldados adicionais, os 40 mil, qual é o momento em que mudamos, em que começamos a retirar nossas tropas?’” disse o deputado republicano Mike Coffman à Reuters. “McChrystal respondeu: ‘Em algum momento antes de 2013.’” Autoridades do Pentágono recusaram-se a comentar.

Há agora aproximadamente 68 mil soldados americanos e 42 mil soldados de forças aliadas no Afeganistão.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte:yahoo/reuters

3 Comentários

  1. Vaõ sair antes de acabarem o que o bush começou…a emenda será pior q o soneto, só vai fortalecer mralmente os talebans e seus associados da al qaeda, pior p o mmundo, + mt pior p os ianks, lá será a primeira porta q irão bater , e baterão mt forte…quem viver verá.

  2. Taleban faz proposta para que estrangeiros deixem país

    RICARDO GOZZI – Agencia Estado

    CABUL – A milícia fundamentalista islâmica Taleban apresentou neste sábado o que qualificou como “uma garantia legal” de que não intervirá em nações estrangeiras caso as forças internacionais presentes no Afeganistão se retirem do país asiático, aparentemente distanciando-se da posição da rede extremista Al-Qaeda. O Taleban “não tem como objetivo a interferência em assuntos internos de outros países e está pronto para dar uma garantia legal se as forças estrangeiras se retirarem do Afeganistão”, diz uma mensagem do grupo enviada por correio eletrônico às redações de diversos veículos de comunicação.

    A declaração do Taleban não especifica quais seriam as garantias. Um porta-voz da milícia fundamentalista islâmica não foi encontrado para comentar a mensagem. A disposição do Taleban parece sinalizar um distanciamento entre a milícia e a rede Al-Qaeda menos de uma década depois de o grupo ter dado refúgio aos líderes da organização extremista responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

    A Al-Qaeda surgiu como uma rede pan-árabe disposta a lutar uma guerra santa global; já o Taleban restringiu durante anos suas atividades ao Afeganistão. Mais recentemente, a milícia desenvolveu laços com extremistas paquistaneses. As informações são da Dow Jones.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,taleban-faz-proposta-para-que-estrangeiros-deixem-pais,477321,0.htm

  3. 68 mil americanos e 42 mil aliados somam 110 mil soldados. Com todo esse efetivo e eles ainda vão precisar de mais 40 mil para derrotar um povo que vive na Idade Média, e que de moderno só conhece o Kalashnikov?
    Alguém precisa me explicar como funciona (se é que funciona) a moderna tecnologia militar.

Comentários não permitidos.