Cuba inicia exercícios militares de grande porte

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HRVs7S4dAhE]

Cuba iniciou suas maiores manobras militares em cinco anos nesta quinta-feira, 26, sob o argumento de que eles são necessários para preparar o país a uma possível invasão pelos Estados Unidos.
Apesar de um descongelamento nas relações entre Estados Unidos e Cuba e de garantias do presidente americano, Barack Obama, de que os Estados Unidos não têm intenção de invadir a ilha, localizada a 145 km da Flórida, a imprensa estatal cubana citou os líderes militares que afirmaram que existe uma “possibilidade real de uma agressão militar contra Cuba“.
O exercício, intitulado Bastión 2009, também preparará os militares para lidarem com tensões sociais que os EUA possam tentar fomentar em um momento de crise econômica em Cuba, antes da invasão, afirmam. Estes exercícios de manobras bélicas, que durarão três dias e abrangem toda a ilha, são uma “necessidade de primeira ordem”, pois persiste o “confronto entre Cuba e o império“, afirmou o presidente Raúl Castro, na TV estatal.
A TV mostrou imagens de tanques disparando enquanto andavam pela zona rural do país, baterias de artilharia explodindo, tropas camufladas cavando trincheiras e disparando bazucas, helicópteros e caças voando pelos céus e equipes de resgate simulando o tratamento de combatentes feridos. O local dos exercícios não foi revelado.
O objetivo é nunca se render, nunca parar de lutar“, disse Raúl em reunião com militares. Castro pediu “lutar sem descanso até a vitória definitiva, por mais difíceis que possam ser as circunstâncias”, e disse que “se perde o contato com o comando superior, cada um tem que se transformar em comandante, seja general, sargento ou soldado“.
Embora haja gestos de aproximação entre os países desde que Obama chegou à Casa Branca, em janeiro passado, Havana e Washington seguem sem relações diplomáticas, a retórica de enfrentamento não diminui e se mantém o bloqueio econômico americano que rege há meio século.

http://www.newsday.com/polopoly_fs/1.1624212.1259268933!image/2913967217.jpg_gen/derivatives/display_600/2913967217.jpg

Fonte: Jornal Agora

3 Comentários

  1. Termina exercício bélico cubano

    Havana, 28 nov (EFE).- As Forças Armadas de Cuba concluíram neste sábado seu exercício militar estratégico de treinamento para uma eventual invasão dos Estados Unidos, que foi supervisado diretamente pelo presidente do país, general Raúl Castro.

    “A organização atingida, a mesma para enfrentar uma agressão militar ou um furacão, é o que inspira maior respeito, mais que qualquer tipo de armamento”, ressaltou Castro, após visitar o Estado-Maior do Exército Ocidental.

    Anteriormente a televisão estatal tinha divulgado um anúncio segundo o qual Raúl ordenou a suas tropas que “não se rendam nunca”.

    Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/29112009/40/mundo-termina-exercicio-belico-cubano.html

  2. Tal e qual Galtieri arrumou uma guerra (Malvinas) para desviar a atençao do povo de seus problemas para um inimigo externo, Raul Castro tenta o mesmo truque manjado.
    A verdade é que os americanos não estão nem aí para Cuba, ou para qualquer outra parte do Terceiro Mundo. Acham mesmo que a capital do Brasil é Buenos Aires…

Comentários não permitidos.