Congresso aprova crédito para construção de turbopropulsor brasileiro

Laércio Franzon
Agência Senado

O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (25), sete projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) concedendo créditos adicionais, no valor total de R$ 1,3 bilhões, a diversos órgãos do governo federal. 

Um dos projetos (PLN 51/09) libera crédito especial no valor de R$ 10 milhões para o Comando da Aeronáutica, destinados ao início da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turborreator TH 1000.

Os turborreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades. O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turborreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no projeto.

Os créditos especiais são modalidades de crédito adicional destinado a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. Créditos suplementares são ambém modalidade de crédito adicional destinado ao reforço de dotação já existente no orçamento.

Fonte: NOTIMP

3 Comentários

  1. Fico realmente bastante feliz por decisões desta magnitude, pois assim estamos apoiando projetos que podem dar autonomia ao país no setor aeronautico, e antes que os críticos de plantão saiam dizendo que não compensa investir numa turbina deste porte, etc, etc, é bom lembrar que não se começa produzindo turbinas para a propulsão de aviões a jato de uma hora para outra, tem que se começar por baixo, adquirindo conhecimento para partir para projetos de turbinas maiores.
    Abraço.

  2. Excelente noticia… falta um pouco para um turbofan de ultima geração, mas não se come um ovo sem quebrar sua casca.
    Quem sabe em um futuro não muito distante venhamos a dispor de uma turbina extremamente eficiente, equipando um caça desenvolvido na “terra das bananas”, equipado com um radar AESA verde e amarelo, portando misseis de curto e médio/longo alcance que se comunicam com a aeronave em português…. pq não?
    Parabéns pela iniciativa, e tbm para o governo, por finalmente estar abrindo seus olhos… e enchergando muito além de um méro palmo a frente de seus narizes.

Comentários não permitidos.