Depois da iniciativa do rival Peru, o Chile anunciou ontem que levará à reunião da Unasul na capital equatoriana um plano próprio e “complementar” de segurança regional, que contempla uma declaração conjunta do bloco e a criação de uma força sul-americana de defesa. “Queremos ativar um diálogo entre os Estados-membros, que vá se enriquecendo no caminho com propostas de outros membros“, afirmou à imprensa um alto funcionário da Chancelaria chilena.
Comentário do Blog.
É preciso analisar a fundo esta proposta, ao meu ver parece uma boa idéia e até mesmo uma solução para os impasses entre os nossos vizinhos Sul Americanos, entretanto, sou da opinião de que esta força seja composta somente por países do bloco e que não congregue nações extrangeiras.
E.M.Pinto
A UnaSul é sem dúvida um projeto novo e insólito, e tem de ser apoiado por td os seus membros..uma força de reação e ataque ,genuinamante “Latina”seria td de bom e de mt preocupação p terceiros, e q tenha um comando e a quem prestar contas…mt é esse o caminho.adelante.