A DSCA (Agência de Cooperação de Defesa e Segurança), orgão subordinado ao Pentágono, enviou solicitação ao Congresso estadunidense de autorização para uma possível venda ao Peru de dois navios de desembarque e apoio logístico pelo valor de US$ 82 milhões.
A notificação foi executada no dia 20 de novembro e é similar a outra, realizada em dezembro de 2008 durante o governo de George Bush, que expirou.
Segundo o comunicado da DSCA, o governo peruano solicitou uma possível aquisição de dois navios modernizados de desembarque do modelo Newport desativados da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e colocados na reserva desde 1993. Trata-se dos ex-LST-1182 USS Fresno e ex-LST-1191 USS Racine, projetados especialmente para transporte de tropas, veículos anfíbios blindados e veículos LST. Ambas encontram-se atualmente no NISMF (Naval Inactive Ship Maintenance Facility), em Pearl Harbour, Hawai. O escopo de fornecimento incluirá outros equipamentos, como barcaças rígidas de desembarque, partes de reposição, equipamentos de apoio, instrução e assistência logística.
As duas embarcações têm 159 metros de comprimento e 8.500 toneladas de deslocamento a plena potência. Contam com capacidade de acomodar um contingente anfíbio de 400 militares e seus respectivos veículos. Esses efetivos podem ser desembarcados diretamente em docas ou praias por meio de rampa basculante de proa, por botes ou lanchas baixadas a partir da bordas laterais do casco, ou então levados por veículos anfibios a bordo de LSTs.
10 Comments