Caças: governo sueco dá sua última cartada

Ministro da Defesa se reúne com Jobim e diz confiar na licitação

 BRASÍLIA. Apesar do favoritismo político pelo Rafale francês, o governo da Suécia fez ontem seu lobby final no Brasil em favor do Gripen NG na concorrência internacional para a compra de 36 caças para a FAB. A aposta dos suecos é na prevalência das conclusões técnicas da comissão de licitação da Aeronáutica. O ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors, esteve ontem com seu colega Nelson Jobim. A decisão final do governo é esperada para dezembro.

Confiante de que oferece o caça mais barato e mais avançado – o avião está sendo desenvolvido -, a Saab trabalha para desfazer críticas das concorrentes. Entre elas, a de que o projeto é apenas uma promessa de alto risco e qualidade inferior.

– Acreditamos na integridade da concorrência e damos valor a isso. Reforçamos as vantagens da nossa proposta. A mentalidade sueca é prometer somente o que podemos cumprir, e cumprir o que prometemos – disse o ministro Sten Tolgfors.

Segundo ele, o Gripen NG é ofertado ao Brasil como uma joint venture, para desenvolvimento, produção e eventual exportação em conjunto:

– O Gripen será o mais moderno, estará uma década à frente. Seu custo operacional é a metade do dos concorrentes.

Fonte: Resenha CCOMSEX 26 .11.09