Sistema integrado brasileiro é modelo seguido por países desenvolvidos, afirma Diretor do DECEA

http://3.bp.blogspot.com/_9meF9S6NvA4/R2hS9M0ID3I/AAAAAAAABXI/YAIj_RG15Oc/s200/decea_logo.gif

O Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, destacou, nesta sexta-feira (13), que o sistema integrado de controle adotado pelo Brasil tem sido modelo para vários países desenvolvidos. Ele foi entrevistado na rádio CBN, nesta manhã, pelo jornalista Heródoto Barbeiro.

Ouça aqui a entrevista

Em um fórum recente em Montreal (Canadá), havia representantes de 150 países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) buscando ver como é possível fazer um trabalho de integração tanto das aviações civil como militar”, ressaltou. Ele citou que países como Alemanha e Inglaterra, que tinham o sistema separado, já adotaram o modelo como o brasileiro, além do que o Parlamento da Austrália determinou que fosse realizado o sistema integrado e assim, segundo calcula-se, o País economizará aproximadamente 300 milhões de dólares por ano.

Relatos – Ainda, na entrevista à CBN, o Diretor do DECEA esclareceu que os profissionais controladores e técnicos são incentivados a reportar situações que possam contribuir com os níveis de segurança de voo. “Eles não só têm a liberdade, como também a obrigação de fazer isso”. O Tenente-Brigadeiro Ramon explicou que, em prol do fluxo de informações, foi solicitado aos profissionais que não façam nas fichas próprias do sistema de controle relatos de outras áreas que não tenham relação com a função, como já ocorreu.

O Diretor do DECEA ratificou que o sistema é bastante seguro e que um importante indicador disso foi fornecido por auditoria da OACI que colocou o Brasil entre os três melhores do mundo.

Saiba mais sobre o assunto. Leia a reportagem “O controle de tráfego aéreo brasileiro entre os melhores do mundo”

Revista Aerovisão

Fonte:Aviation News