LCS 2 Independence conclui com êxito os testes de mar

O segundo Littoral Combat Ship (LCS) concluiu no dia 19 de novembro com êxito os seus ensaios de aceitação, o feito abriu caminho para a transferência do navio de sua empresa construtora ao serviço naval.

 Tal como o seu concorrente o Lockheed  LCS 1 Freedom, o General Dynamics LCS 2 Independence  navio,  foi originalmente programado para ter sua construção finalizada em dois anos, bem como  a um custo unitário de US $ 223 milhões. Porém,  uma série problemas, ajustes de design e outras questões técnicas resultaram tanto no atraso dos programas como no aumento  descontrolado dos custos para a ordem de US $ 700 milhões.

O comissionamento do LCS 2 Independence é esperado para meados de dezembro proóximo, com uma cerimônia formal de comissionamento agendada para 16 de janeiro do próximo ano.

O seu concorrente o LCS 1 Freedom, está efetuando testes  e é esperado para realizar suas primeiras missões operacionais também no próximo ano. Ambas as concorrentes, Lockheed e General Dynamics trabalham agora nos repectivos segundos exemplares de  cada projeto.

A US Navy planeja  decidir pelo vencedor da concorrência LCS antes mesmo do segundo semestre de 2010, o vencedor poderá ser agraciado com o contrato para outros 51 navios da classe, que comporão a frota de navios de combate litorâneos da Marinha dos Estados Unidos.

Texto Plano Brasil.

Fonte: Defense News