O segundo Littoral Combat Ship (LCS) concluiu no dia 19 de novembro com êxito os seus ensaios de aceitação, o feito abriu caminho para a transferência do navio de sua empresa construtora ao serviço naval.
Tal como o seu concorrente o Lockheed LCS 1 Freedom, o General Dynamics LCS 2 Independence navio, foi originalmente programado para ter sua construção finalizada em dois anos, bem como a um custo unitário de US $ 223 milhões. Porém, uma série problemas, ajustes de design e outras questões técnicas resultaram tanto no atraso dos programas como no aumento descontrolado dos custos para a ordem de US $ 700 milhões.
O comissionamento do LCS 2 Independence é esperado para meados de dezembro proóximo, com uma cerimônia formal de comissionamento agendada para 16 de janeiro do próximo ano.
O seu concorrente o LCS 1 Freedom, está efetuando testes e é esperado para realizar suas primeiras missões operacionais também no próximo ano. Ambas as concorrentes, Lockheed e General Dynamics trabalham agora nos repectivos segundos exemplares de cada projeto.
A US Navy planeja decidir pelo vencedor da concorrência LCS antes mesmo do segundo semestre de 2010, o vencedor poderá ser agraciado com o contrato para outros 51 navios da classe, que comporão a frota de navios de combate litorâneos da Marinha dos Estados Unidos.
Texto Plano Brasil.