Japão pode escolher o F-35 como seu próximo caça

http://www.aviationandmarineusa.com/900_cvrs/04272008/900/sdd_f35testa_038.jpg

O Japão considera adquirir cerca de 40 caças F-35 para a sua força aérea segundo a Agência de notícias oficial Kyodo.

O Japão que após a Segunda Guerra Mundial adotou uma posição pacifistaestá gradualmente expandindo sua capacidade militar como contraponto às potencias nucleares da Coréia do Norte e da China e esta com sua continuada expansão militar.

O Ministro da Defesa procurará alocar fundos no orçamento do ano fiscal de 2011 para os caças afirmou a Agência Kyodo não citando a fonte.

O F-35 Joint Strike Fighter (JSF), em desenvolvimento pelos Estados Unidos , Inglaterra, Itália e Austrália tem um custo estimado de nove bilhões de yens (101 milhões de dólares) a unidade informou a Kyodo.

O objetivo inicial do Japão era adquriri o F-22 Raptor projetado incorporando inúmeras capacidades furtivas que o tornam discreto à deteção ao radar. Porém o Congresso não liberou a venda do avião pelas tecnologias sensíveis e recentemente a Administração Obama determinou o fim da produção do F-22 Raptor quando alcançar a marca de187 caças. Os novos caças deverão substituir os antigos F-4EJ produzidos no Japão pela Mitsubishi.

A procura de um caça de quinta geração estava focada no F-22 Raptor. Porém também solicitou informações ao Consórcio Eurofighter,e à Boeing para os F-15SE e F/A-18E/F Super Hornet, como uma solução intermediária para compensar os atrasos no F-35.

A LockheedMartin negociou com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) a possibilidade de estabelecer uma linha de montagem no Japão. Em especial aproveitando o relacionamento das empresas Lockheed Martin e MHI no projeto F-2 (desenvolvimento japonês com base no F-16).

A notícia é um prenúncio ruim para o consórcio europeu Eurofighter que apostava em uma provável encomenda do Japão. Pior ainda para a Boeing que previa como quase certa uma encomenda de F-15 SE (Silent Eagle) para operar junto com os F-15 J já operados pelas Forças de Auto-Defesa do Japão.

A decisão japonesa deve ter sido em muito motivada pelos recentes desenvolvimentos militares asiáticos como os mísseis norte-coreanos e a explosão nuclear desse país. E mais impressionante as duas espetaculares demonstrações de poder com o desfile do dia 01 Outubro pelos 60 Anos da China e no dia 11 de Novembro pelos 60 anos da Força Aérea.

Fonte: Defesa@Net

1 Comentário

Comentários não permitidos.