Grande Colisor do CERN faz seu primeiro choque de partículas

Foto de 2007 mostra o Colisor de Hádrons

O primeiro choque de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador gigante do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), foi registrado na tarde desta segunda-feira.

O choque ocorre três dias após a reativação do LHC, que ficou 14 meses sem operar por uma série de problemas técnicos. “É uma grande vitória por termos percorrido um longo caminho em tão pouco tempo”, declarou Rolf Heuer, diretor-geral do CERN.

“Foi uma festa na sala de controle. todo mundo comemorou quando ocorreram as primeiras colisões!”, comentou Jurgen Schukraft, porta-voz da equipe. “Os sinais (gerados pelas colisões de partículas) que vimos são magníficos”, disse Andrei Golutvin, outro porta-voz do CERN.

O maior acelerador de partículas do mundo, que funcionou por apenas algumas horas em setembro de 2008, antes de apresentar um grave problema, voltou à atividade nesta sexta-feira passada.

O LHC, uma joia científica que custou 3,76 bilhões de euros e que deve permitir progressos sobre o conhecimento da matéria e a origem do universo, teve sucessivos problemas após entrar em serviço, no dia 10 de setembro de 2008.

O primeiro incidente ocorreu menos de 48 horas após a ativação do sistema, sendo seguido por um segundo defeito, no dia 19 de setembro, que afetou os ímãs encarregados de guiar as partículas pelo circuito do acelerador.

O circuito mede nada menos que 27 km e está a 100 metros sob a terra, em uma região da fronteira entre França e Suíça, passando pelo território dos dois países.

Desde setembro de 2008, o CERN realizava um longo trabalho para reparar o Acelerador de Partículas, que incluiu a instalação de novos sistemas de segurança ao longo do percurso, cuja construção envolveu mais de 7 mil físicos, durante cerca de 12 anos.

Fonte: Último segundo

4 Comentários

  1. Carlos Argus Vieira, fique tranquilo meu professor de física participa do projeto do LHC, esses dias atrás ficamos sem aula porque ele estava no CERN. Ele esclareceu que esse papo do buraco negro é besteira, é impossivel criar um buraco negro lá pois não haveira energia suficiente.

    Pra você ter uma ideia da energia necessaria, para criar um buraco negro é preciso que uma estrela de uma ordem de 5 vezes o tamanho do sol exploda.

Comentários não permitidos.