Presidente do Irã fala sobre armas nucleares e a possível parceria com o Brasil.

Jornalista, William Waack

O presidente iraniano chega ao Brasil nesta segunda-feira (23) para uma visita oficial.

Ele propôs ao Brasil uma ampla cooperação nuclear para construção de usinas geradoras de eletricidade, deixando claro que não está pensando na importação de tecnologias sofisticadas e de disseminação controlada que o Brasil possui.

Nós temos uma tecnologia nuclear própria”, afirmou.

Ahmadinejad disse que o Brasil e o Irã enfrentam dificuldades semelhantes para desenvolver tecnologias próprias no campo nuclear.

Ao contrário do que dizem as potências ocidentais, que acusam o Irã de desenvolver um programa com fins militares, Ahmadinejad afirma que as atividades nucleares iranianas estão sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica, de Viena e que não há mais o que negociar.

O Brasil sempre deu apoio ao direito iraniano de ter tecnologia nuclear e somos gratos por isso. Nossos inimigos fizeram de tudo para nos impedir: aprovaram resoluções contra o Irã, impuseram sanções, ameaçaram reagir militarmente, lançaram campanhas políticas. Mas eu penso que é a vez de outras nações, como o Brasil, se erguerem “.

Colaborou Konner

Fonte: G1

2 Comentários

  1. Se o Brasil fechar um acordo nuclear com um país como o Irã, ele estará simplesmente jogando fora a credibilidade internacional de um país democrático adquirida a anos por nós brasileiros, entretando considero muito remota a chance de um acordo principalmente na área nuclear ser firmada com o Irã, pois todos os países membros do Conselho de Segurança estão pondo severas sanções econômicas a esta república islâmica, e não cabe a um país como o Brasil que a tempos almeja um lugar justamente no CS fechar um acordo na área nuclear, batendo de frente com os países já pertencentes a este, como EUA , França, China, Rússia, então esta visita do líder iraniano servirá apenas para firmar cooperações nas áreas da agricultura, energéticas e talvez biocombustíveis.
    Abraço.

  2. Os Estados Unidos têm sua 5ª Frota no Golfo Pérsico que é integrada por porta-aviões e outros grandes navios de guerra.

    Hoje (22), um alto comandante militar iraniano advertiu que a Marinha do Irã tem capacidade suficiente para atingir alvos inimigos no Golfo Pérsico, horas depois do início da maior manobra antiaérea do Exército nos últimos anos.

    Em declarações divulgadas pela agência de notícias local “Fars”, o comandante do quartel marítimo da região oeste, capitão Abdul Hamid Kefayat, disse que as Forças Armadas conseguiram obter “sistemas de defesa sofisticados de fabricação nacional”.

    “Nos primeiros anos da guerra (contra o Iraque 1980-1988), apesar de não ter armamento, conseguimos golpear o inimigo graças à fé. Hoje em dia, estamos orgulhosos de ter coberto todas as necessidades armamentísticas dentro do país e ser independentes dos estrangeiros”, disse.

    Segundo a televisão estatal, o Irã iniciou neste fim de semana ambiciosas manobras de defesa aérea, aparentemente destinadas a testar os sistemas defensivos das polêmicas instalações nucleares distribuídas pelo país.

    Os exercícios bélicos têm duas fases e cobrirão dois terços do território nacional, explicou, no sábado, o general Ahmad Mighani, chefe do Estado-Maior da Aviação iraniana.

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1388013-5602,00-IRA+PODE+ATINGIR+ALVOS+NO+PERSICO+DIZ+MILITAR.html

Comentários não permitidos.