Correa: aviões de combate comprados do Brasil servirão para repelir as Farc.

Na foto so Super Tucanos adquiridos pela República Dominicana

Os 24 aviões de combate Super Tucano que Quito comprou do Brasil permitirão ao Equador responder a eventuais ataques da guerrilha colombiana das Farc.

O mandatário indicou que as aeronaves começarão a chegar em dezembro, como parte do processo de modernização das Forças Armadas.

São aviões de combate ar-terra para que, se nossas patrulhas forem atacadas pelas Farc, tenham em seguida reforço aéreo. Queremos, principalmente, proteger a vida de nossos soldados”, disse Correa em seu informe semanal.

O presidente já advertiu no passado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia que “qualquer incursão no Equador será considerada um ato de guerra”.

O plano de modernização militar de Quito inclui também a compra de 12 aviões Mirage remodelados na África do Sul, de quatro radares chineses, de helicópteros e de aeronaves não-tripuladas.

O Equador também fortalecerá a vigilância na fronteira com a Colômbia.

Colaborou Konner

Fonte:Correio Braziliense

3 Comentários

  1. Opa, notícia boa esta, parece que os Super-Tucanos estão cada vez mais requisitados pelas Forças Armadas de países aliados, que nossas relaçoes permaneçam boas com estes países para continuarmos a vender armamentos e assim fortalecer a indústria interna.
    Abraço.

  2. Salve Edilson,

    Vêja esta: Sistema de controle aéreo sem radar é testado nos EUA

    Um sistema de monitoramento de aviões que não usa radar está sendo testado pela primeira vez nos Estados Unidos, abrindo caminho para a implementação de um controle de tráfego aéreo mais moderno, barato e seguro.

    A tecnologia usa informações de satélite e está sendo aplicada no estado do Colorado.

    Ela permite que os controladores e os próprios pilotos saibam a localização exata de todas as aeronaves dentro da mesma região.

    O diretor do Centro Internacional de Transporte Aéreo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), John Hansman, explicou o funcionamento deste novo sistema. Segundo ele, esta ferramenta vai tornar voos mais seguros, e poderia ter evitado o acidente com o Boeing 737 da Gol, que matou 154 pessoas em 2006, ao cair no Mato Grosso após um choque com um jato Legacy durante o voo.

    “Este sistema poderia ter evitado o acidente. Em primeiro lugar, os controladores aéreos teriam um conhecimento melhor das posições dos aviões e, em segundo, os próprios aviões poderiam ver suas posições, e saber que havia uma aproximação evitando o choque”, explicou.

    O novo sistema deve ser implementado em todas as regiões dos Estados Unidos até 2020.

    “É um sistema que pode ajudar muito países grandes como o Brasil, que tem um território tão grande.
    É difícil ter radares em todos os lugares do país, mas com este sistema se torna muito barato, usando apenas equipamentos de rádio mais simples, ter as mesmas informações que se conseguiria com radares”, disse Hansman.

    Segundo ele, em alguns anos o Brasil também poderá começar a testar o novo sistema, que pode logo se espalhar pelo país.

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1385714-5602,00.html

Comentários não permitidos.