Congressista americano critica Lula por receber Ahmadinejad.

http://paraibaparadise.com/wp-content/uploads/2009/09/President-Lula-and-President-Mahmoud-Ahmadinejad.jpg

O presidente da subcomissão para a América Latina da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o democrata Eliot Engel, criticou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por receber o governante iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na próxima segunda-feira.

“O presidente Lula está cometendo um grave erro”, disse Engel por meio de um comunicado. “O Irã executou dois atentados terroristas letais em solo sul-americano nos anos 90, pede a destruição de Israel e desenvolve armas nucleares em segredo”, afirmou o congressista.

“Lula não deveria legitimar Ahmadinejad encontrando-se com ele no Brasil”, acrescentou.

O governo brasileiro indicou seu desejo de dialogar com o Irã, ao invés de isolá-lo para tentar fazer com que o país desista de prosseguir com seu programa nuclear, estratégia adotada pelos Estados Unidos e seus aliados.

Em entrevista coletiva após a cúpula do G20 em Pittsburgh (Estados Unidos), há dois meses, Lula afirmou que pretendia aumentar as relações comerciais com o Irã, apesar da confirmação de que o país havia construído mais uma usina nuclear em segredo.

A posição do presidente brasileiro não foi bem recebida por alguns membros do Congresso americano.

“O Brasil é um país democrático que passa por um acelerado processo de modernização, quer entrar no Conselho de Segurança da ONU e também deseja ser um líder mundial. Espero sinceramente que chegue a esse ponto, mas ampliar seus vínculos com Ahmadinejad não é o caminho”, afirmou Engel.

Fonte: uol

6 Comentários

  1. e tomara que Lula feche muitos acordos com o Irã em sua visita! o ideal seria o Brasil se tornar um grande aliado do Irã, Rússia, China, Índia, França e África do Sul.

  2. Apoio veemente o presidente Lula.
    O conselho de segurança da ONU simplesmente age da forma que os EUA interpretem que deva agir, se os EUA não dialogam com um país, todos do CS não devem dialogar também, se o que todos querem é que o Iran abandone seu programa para armas de destruição em massa, o isolamento do país não é a melhor forma para se chegar a um acordo, o que todos devem fazer, é nada mais nada menos do que o próprio governo brasileiro esta fazendo, DIALOGANDO, assim o Brasil conquista um grande parceiro comercial e é mais apto a influenciar nas decisões internas do país,e digo mais, os próprios americanos deveriam fazer o mesmo, além de colaborar com investimentos no país, pois na pura verdade, o Iran usa do artifício do “Programa Nuclear” para gerar a atenção do mundo, o que infelizmente a Coréia do Norte também é uma das utilizadoras deste artifício para aparecer no cenário global, então que os democratas e republicanos americanos deem pitaco nas decisões internas do seu país e não em países que mal pronunciam o nome.
    Abraço.
    Abraço.

  3. isso aew concordo carlos!!!nao so ele como tb ao outro visitante de Israel que tivemos que veio unicamente pra fazer plataforma política sionista contra o Irã. Mas eua cho dificil Ahmadinejad falar algo do tipo, deve tratar mais mesmo de acordos com o Brasil. EUA e Israel estão putos com o br devido a proporção que o Brasil tomou no mundo como nova potência e ter um país assim que irá assumir até 2050 uma das três potencias mundiais, preocupa o fato, pois eles estão prontos pra tentar invadir e pilhar mais um país, no caso o Irã.

  4. Salve Edilson,

    Presidente do Irã fala sobre armas nucleares e a possível parceria com o Brasil.

    Jornalista, William Waack

    O presidente iraniano chega ao Brasil nesta segunda-feira (23) para uma visita oficial.

    Ele propôs ao Brasil uma ampla cooperação nuclear para construção de usinas geradoras de eletricidade, deixando claro que não está pensando na importação de tecnologias sofisticadas e de disseminação controlada que o Brasil possui.

    “Nós temos uma tecnologia nuclear própria”, afirmou.

    Ahmadinejad disse que o Brasil e o Irã enfrentam dificuldades semelhantes para desenvolver tecnologias próprias no campo nuclear.

    Ao contrário do que dizem as potências ocidentais, que acusam o Irã de desenvolver um programa com fins militares, Ahmadinejad afirma que as atividades nucleares iranianas estão sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica, de Viena e que não há mais o que negociar.

    ” O Brasil sempre deu apoio ao direito iraniano de ter tecnologia nuclear e somos gratos por isso.

    Nossos inimigos fizeram de tudo para nos impedir: aprovaram resoluções contra o Irã, impuseram sanções, ameaçaram reagir militarmente, lançaram campanhas políticas.

    Mas eu penso que é a vez de outras nações, como o Brasil, se erguerem “.

    Fonte: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1387234-16021,00-PRESIDENTE+DO+IRA+FALA+SOBRE+GAYS+ARMAS+NUCLEARES+E+A+POSSIVEL+PARCERIA+COM.html

  5. Lula um demagogo oportunista que se alia a ditadores e Terrorista.
    Lula uma ameaça a democracia!!!
    A única diferença de Lula para seus amigos do Irã, Venezuela e Cuba é que os amigos ditadores de Lula tem coragem de mostrar a verdadeira cara.
    É relevante dizer que é Lula com sua ideologia comunista de esquerda que tem afinidade e amizade com esses ditadores.
    Não é o Brasil , e Sim Lula com sua ideologia idiota de esquerda.

    Nikacio lemos
    23 anos universitário

Comentários não permitidos.