Grupo de países pede a Irã que reconsidere proposta nuclear

http://www.correiointernacional.com/wp-content/uploads/2009/10/Nuclear-program.jpg

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia – e a Alemanha pediram nesta sexta-feira que o Irã reconsidere a proposta de acordo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear iraniano.

A proposta, apresentada no mês passado, prevê que 70% do urânio iraniano com baixo grau de enriquecimento seja enviado à Rússia e à França para ser enriquecido e transformado em combustível nuclear, a fim de ser usado no Irã.

O plano da AIEA, apoiado pelos principais países do Ocidente, poderia por fim à tensão provocada pelas ambições nucleares de Teerã. O governo iraniano diz que o seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas vários países, entre eles os Estados Unidos, temem que ele seja usado para desenvolver armas atômicas.

“O Irã não participou de um diálogo intensificado e, em particular, não aceitou uma nova reunião”, diz uma nota divulgada pelos seis países após uma reunião de representantes em Bruxelas.

“Nós fazemos um apelo ao Irã para que reconsidere a oportunidade oferecida por este acordo (…) e se envolva seriamente conosco em um diálogo e negociações.”

Sanções

Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse que o país não aceita enviar seu urânio para enriquecimento no exterior, mas aceitaria a possibilidade de trocar o urânio por combustível nuclear dentro do próprio território iraniano.

Clique Leia mais na BBC Brasil sobre as declarações de Mottaki

Isso provocou uma reação negativa de diplomatas ocidentais envolvidos nas negociações com o Irã, embora oficialmente Teerã ainda não tenha rejeitado a proposta da AIEA.

“Eu espero, com certeza, que tenhamos um acordo antes do fim do ano”, disse nesta sexta-feira o diretor da AIEA, Mohamed El-Baradei, em uma coletiva em Berlim.

“Eu francamente acredito que está nas mãos do Irã. Eu espero que eles não desperdicem esta oportunidade única, mas breve.”

Na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que Washington e outros países iriam discutir “um pacote” de medidas “potenciais” a serem adotadas por eles se o Irã não aceitasse um acordo.

De acordo com o repórter da BBC Jon Leyne, especialista em assuntos relacionados ao Irã, esse foi um sinal de que os Estados Unidos irão pressionar por novas sanções contra o país persa.

Leyne disse que ninguém quer dizer que as negociações nucleares com Teerã fracassaram, mas a declaração dos seis países ocidentais nesta sexta-feira é mais um sinal de que elas não são promissoras.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Eu sou totalmente favorável ao desenvolvimento de armamento nuclear iraniano.

    Acho engraçado o seguinte, Irã está constantemente sob pressão de ter o seu território correndo sérios riscos de ser invadido pelos verdadeiros estados terroristas no mundo (Israel e EUA), pq não podem ter sua defesa montada? por acaso eles têm que se manter fracos a ponto de a qq momento serem invadidos e roubados como fizeram com o Iraque e outras nações??

    Estranho que as potências que hoje reclamam do Irã e falam de “paz mundial” são as nações mais envolvidas diretamente e indiretamente em conflitos mundiais contemporâneos, os que mais fabricam arma no mundo e ainda possuem as suas bombinhas nucleares para serem usadas caso sejam ameaçados.

    Na verdade com toda essa trama mundial destes países o que não querem é oponentes, isso sim, não tem nada relativo a Irã ou outros países, o único medo é o medo da concorrência para assim conseguirem portar o “Um Anel – aquele que a todos governa” (referência ao Senhor dos Anéis, obra de Tolkien).

    Se quisessem a paz mundial, já teriam devolvido a muito tempo os territórios pertencentes aos palestinos, não teriam invadido o Paquistão, Iraque e outros países com o pretexto de ser em prol do combate ao terrorismo. Isso tudo é uma grande teia e que hj o Irã por ser um governo autônomo mundialmente, não fazer parte do eixo que quer o controle mundial por poucas nações, se torna indesejado.

Comentários não permitidos.