Uma avaria que afetou o sistema de computadores do aeroporto de Atlanta (Geórgia, sudeste), utilizado pelos pilotos para transmitir seus planos de voo, provocou fortes perturbações nesta quinta-feira em todo o espaço aéreo americano, informou a FAA, a autoridade de aviação civil.
O problema, que obrigou os pilotos a transmitir seus planos de voo manualmente, foi solucionado depois de algumas horas, anunciou um porta-voz da FAA no fim da manhã, sem explicar quantos voos haviam sido afetados.
Outra porta-voz da FAA, Diane Spitalieri, havia indicado que o problema atingiu “o conjunto do sistema”, que “sofreu atrasos notáveis”.
O sistema de informática é administrado do aeroporto Hartsfield-Jackson de Atlanta, um dos mais movimentados do mundo, com 90 milhões de passageiros por ano.
Até as 14H00 GMT, a companhia AirTran Airways precisou “cancelar 38 voos em todo o país, e dezenas sofreram atrasos”, disse à AFP seu porta-voz, Christopher White.
Os aviões conseguiam decolar e pousar normalmente, já que a falha não afetou os radares nem as transmissões por rádio, destacou.
Apesar de já reestabelecido o sistema, concluiu, “o efeito dominó será sentido por todo o dia”.