Novos caças para a Força Aérea Libanesa

Desde dezembro do ano passado, a Força Aérea Libanesa (FAL) está em contato com a Rússia para o recebimento de 10 caças supersônicos MiG-29A, como parte de um acordo de auxílio militar para o Líbano.
A Rússia, que vai revitalizar e doar essas aeronaves para o Líbano, deverá mandar nos próximos dias uma equipe de técnicos e engenheiros que vão analisar as condições de infraestrutura de duas bases aéreas da FAL, para posteriormente definirem quais serão as adequações necessárias para o recebimento dos novos caças.

A retomada de uma aviação de asa fixa voltou em 12 de novembro do ano passado, quando o primeiro Hunter T.66 (biplace, de treinamento), decolou de Rayak para um voo de testes, seguido por mais três exemplares monoplace que voaram dias depois. Desde então, a FAL está formando a sua primeira turma de pilotos de asa fixa nessa nova etapa. Hoje, além do Hunter, a FAL opera também um Cessna 208B equipado com sensores infravermelhos e mísseis de ataque ao solo AGM-114 Hellfire, sendo que a o Líbano deverá receber mais dois exemplares do tipo no início de 2010.
Apesar dos Hunter terem voltado a operar, especialistas militares de Beirute acreditam que os demais aviões devam permanecer estocados, sem previsão para ser reativados.

Colaborou: Konner

Fonte: Revista asas

5 Comentários

Comentários não permitidos.