BAE Systems inicia testes com novo VANT

A empresa britânica BAE Systems está iniciando os voos de ensaio de seu veículo aéreo não-tripulado (VANT) Mantis. A fase inicial de testes faz parte do programa de demonstração tecnológica, financiado pelo Ministério da Defesa (MoD).

Os voos experimentais estão sendo feitos na região de Woomera, no sul da Austrália, conduzidos de forma totalmente autônoma pela BAE. “Serão realizados ensaios para demonstrar a capacidade do sistema e seu potencial de crescimento para que venha atender as necessidade operacionais futuras do Reino Unido”, comunicou a empresa.

Os primeiros voos estavam programados para o início deste ano, mas os trabalhos de concepção do conceito se estenderam por 19 meses. O desenvolvimento do VANT também conta com a participação de outras empresas, como GE Aviation, Meggitt, Qinetiq, Rolls-Royce e Selex Galileo.

O Mantis é um aparelho da classe MALE (voos de média altitude e longa duração). Impulsionada por dois motores turboélice montados na cauda com a configuração pusher, a aeronave tem sistemas de controle totalmente eletro/eletrônicos, possui asa com envergadura de 20 metros e capacidade de voar a 55 mil pés (16.746 metros) de altitude.

A atual configuração, denominada Spiral 1, foi revelada no ano passado, durante o Farnborough Air Show, como uma alternativa doméstica ao VANT estadunidense  MQ-9 Reaper, atualmente em serviço nas Forças Armadas Britânicas. Com peso máximo de decolagem chegando a nove toneladas, o Mantis será capaz de transportar uma variada gama de avançados sensores e armas ar-terra guiadas de precisão.

Fonte: Tecnologia&Defesa