A northop Grumman deu inicio aos trabalhos no mais novo Super porta-aviões nuclear americano, o CVN78 Gerald Ford, em cerimônia realizadano último dia 14 de novembro, em Newport News Estado Unidos. O Ford será o primeiro de uma nova e revolucionária classe de navios, que congrega inúmeros desenvolvimentos tecnológicos e estruturais, será dotado de melhorias nos armamentos, nova ilha, e incorporará um novo conjunto de propulsores nucleares. O Ford está sendo projetado para permitir um maior número de surtidas por minuto que os seus antecessores da Classe Nimitz (pousos e decolagens), bem como, terá maior capacidade de geração de energia elétrica e novos sistemas automatizados que reduzirão a carga de trabalho da tripulação.
Imagens Turbo squid
Os sistemas vitais do navio como, propulsores, elevadores, sistemas de controle e de armas foram reprojetados para terem reduzidos custos operacionais e de manutenção. Os naviso serão os primeiros do mundo a empregarem 4 novas catapultas eletromagnéticas (vide POSEIDOM), E M A L S (ElectroMagnetic Aircrafit Lauching Systems) em substituição às tradicionais à vapor. Oford está também sendo concebido para operar conjuntamente aeronaves tripuladas e não tripuladas de combate.
Entretanto, tanta tecnologia acumulada faz do Ford o mais caro navio já projetado no mundo, o seu projeto excede em quase duas vezes as dos seus antecessores da classe Nimitz, chegando até agora à quase US$13 bi, e segundo alguns analistas pode ainda ser maior dadas as inovações e incorporações de novos sistemas de armas em desenvolvimento.
Os trabalhos no Ford de fato teriam sido iniciados em 2005 e segundo a Northrop Grumman, cerca de 1/3 das seções estruturais estão em Mais de um terço de todas as partes estruturais do navio estão atualmente em construção, segundo a empresa.
eu li, q serão só quatro(04) , talvez.