China e Brasil chegam a acordo para aumentar cooperação militar

PEQUIM – Os ministros de Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e da China, Liang Guanglie, chegaram a um acordo para aumentar a cooperação militar bilateral em temas como a formação de oficiais ou as missões de paz, na reunião mantida entre ambos em Pequim, informou a agência oficial “Xinhua”.

Os dois titulares de defesa pactuaram também aumentar a cooperação em indústria militar, ciência e tecnologia, assim como criar uma comissão conjunta dos dois ministérios para aumentar os intercâmbios e a cooperação.

Jobim, citado por “Xinhua”, destacou que o Brasil espera aprofundar sua cooperação pragmática com as Forças Armadas chinesas, no marco da relação estratégica das duas nações emergentes.

Já Liang ressaltou que as relações entre Pequim e Brasília “entraram em uma nova fase de completo desenvolvimento”, a que se iniciou após 2004, ano no qual o presidente da China (Hu Jintao) visitou o Brasil e seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o mesmo na China.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

  1. O Brasil e a China anunciaram que aprofundarão suas trocas e cooperação militares.

    Em matéria de defesa, Xi – possível sucessor do atual presidente, Hu Jintao – disse que “as trocas e a cooperação militar contribuem para fortalecer a confiança mútua e a associação estratégica entre os dois países”.

    Jobim disse que Brasil e China cooperaram de forma estreita em assuntos internacionais, e que — agora espera que também reforcem a coordenação entre seus respectivos Exércitos, — “a fim de criar uma nova ordem internacional política e econômica”.

    — Além disso, os dois países preveem exercícios militares conjuntos com mais de 8 mil efetivos das forças de terra, mar e ar.

    Durante sua visita à China, o ministro brasileiro se reuniu também com o vice-presidente da Comissão Militar Central (principal órgão militar), Xu Caihou, e com o vice-ministro de Indústria e Informação, Chen Qiufa.

    Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jJapGEhNsrkPkXTNccYjnMj_3MOw

Comentários não permitidos.