Brown quer prazo para saída britânica do Afeganistão

A Grã-Bretanha pretende estabelecer um prazo para sua saída do Afeganistão, disse nesta segunda-feira o premiê britânico, Gordon Brown.

Brown disse esperar sediar uma conferência internacional no final do ano em Londres sobre o Afeganistão, com o objetivo de discutir a transferência gradual das provincias do país ao governo afegão.

“Se possível, fixaremos prazos para essa transferência, a começar no próximo ano”, disse ele.

Gordon Brown ressaltou que as tropas britânicas devem deixar o Afeganistão apenas quando o povo do país puder se defender e impedir a Al Qaeda de usar seu território como base.

Analistas dizem que o discurso de Brown reflete a preocupação crescente do governo de que a opinião pública apoia cada vez menos a participação britânica no conflito.

Ataque

Também nesta segunda-feira, pelo menos 10 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um ataque atribuído pela polícia ao Talebã no nordeste do país.

Um porta-voz policial afirmou que pelo menos dois foguetes de fabricação chinesa atingiram um mercado ao norte de Cabul, no vale do Tagab.

O ataque ocorreu quando militares franceses, responsáveis da OTAN (Organização do Tratado do Atlãntico Norte) na área, se reuniam com líderes tribais.

Nenhum dos feridos petencia à OTAN.

“Os insurgentes tentam usar oportunidades para nos atacar mas como neste caso, não são os soldados os feridos mas sim o povo afegão”, disse Christophe Prazuck, porta-voz militar francês em Paris.

Fonte: BBC Brasil

4 Comentários

  1. Exército dos EUA registrará recorde de suicídios em 2009.

    Os suicídios no Exército dos Estados Unidos atingirão novo recorde neste ano, disse um general na terça-feira, num anúncio que deve aumentar as preocupações em torno do nível de estresse das forças norte-americanas.

    Os dados, anunciados num momento em que o presidente Barack Obama avalia se envia mais 40 mil soldados ao Afeganistão, mostram que o número de suicídios entre militares da ativa neste ano já igualou o recorde de 140 mortes do ano passado.

    “É quase certeza que terminaremos esse ano com mais (suicídios) que no ano passado”, disse o general Peter Chiarelli, vice-chefe de pessoal do Exército.

    “Isso é horrível e eu não quero minimizar a importância desses números de forma alguma.”

    Outros 71 soldados cometeram suicídio quando não estavam em serviço neste ano –quase 25 por cento a mais do que o total de 2008. Alguns deles voltaram para casa semanas antes de tirarem a própria vida.

    Esses números se referem somente ao Exército dos EUA. As informações sobre as demais forças não estavam imediatamente disponíveis.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,exercito-dos-eua-registrara-recorde-de-suicidios-em-2009,468233,0.htm

  2. Ianks e ingleses , tem obrigação moral de terminar o q começaram..ou o mundo vai pagar caro pela incompetência dos mesmos…vamos dar + 10/25 anos p fazerem a coisa certa, oa aguerridos telebans… hehehehehe.

Comentários não permitidos.