Primeiro vôo do Lynx Wildcat

Wildcat

No dia 12 de novembro, em Yeovil (Reino Unido), foi realizado o primeiro vôo do helicóptero AgustaWestland AW159 Lynx Wildcat (foto: AgustaWestland), sob o comando do piloto-chefe de ensaios da empresa, Donald MacLaine.

Em 2010, mais dois exemplares se juntarão à campanha de ensaios. Um total de 62 aeronaves já foi encomendado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para a Royal Navy e o Royal Army.

O primeiro exemplar de produção será entregue em 2011, estando prevista para 2014 e 2015 a operacionalidade na RN e no RA, respectivamente. O AW159 é impulsionado por dois motores de nova geração CTS800 (cada um capaz de gerar 1.281 shp continuamente); o peso total é de 5.790kg, com margem para aumentar até 6.250kg.

No nariz o helicóptero será dotado de um imageador IR/TV com designador laser embutido, e a variante naval será equipada com um radar de varredura eletrônica ativa Selex Galileo 7400E, com arco de 360º.

A aeronave poderá transportar uma variedade de armamento, incluindo metralhadoras, torpedos, cargas de profundidade e o míssil ar-superfície FASDW (Future Anti-Surface Guided Weapon).

 Fonte: Segurança&Defesa

Nota do Blog

Especula-se que a Marinha do Brasil  opte pela substituição das aeronaves Super linx (atuais) por aeronaves do tipo Wildcat navais.

Os novos helicópteros equipariam os esquadrões embarcados nas futuras escoltas e embora não hajam ainda inforções nem confirmações deste requisito, pode-se estimar que a Marinha necessitará de um número entre 12 e 24 novos helicópteros de ataque naval .