García diz-se indignado com ”espionagem” chilena

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lQzqn9KK6-Q&feature=player_embedded]

A tensão entre o Peru e o Chile aumentou ontem depois que o presidente peruano, Alan García, afirmou estar “indignado” com o caso de espionagem envolvendo oficiais dos dois países. “O presidente está revoltado, mas por enquanto pretende se informar melhor sobre o caso antes de fazer declarações públicas”, disse o chanceler peruano, José García Belaúnde. Segundo ele, o presidente decidiu adiantar seu retorno da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), em Cingapura, para tomar conhecimento de perto de todos os fatos em Lima.

Fontes do governo afirmaram que o suboficial Víctor Ariza Mendoza, do serviço de inteligência da Força Aérea do Peru, foi preso depois de ser surpreendido em supostas atividades de espionagem para o Chile. A promotoria peruana pediu a detenção de dois militares chilenos – identificados como Daniel Márquez Torrealba e Víctor Vergara Rojas – acusados de terem entregado dinheiro para Ariza Mendoza em troca de informações sigilosas.

A chancelaria chilena voltou a rejeitar as acusações e afirmou que a presidente Michelle Bachelet conversou com García antes de ele deixar a reunião da Apec, sem divulgar detalhes da conversa dos dois.

De acordo com o jornal chileno El Mercurio, Bachelet teria dito a García que as acusações não eram verdadeiras. A líder chilena também teria criticado o colega peruano por ter levantado a polêmica em uma reunião multilateral como a Apec.

Fonte: Resenha CCOMSEX

1 Comentário

Comentários não permitidos.