Suécia avalia o desenvolvimento de um navio Multi Propósito de apoio anfíbio

A Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV), aguarda para o próximo ano a fase de definição do projeto de um  navio de apoio ao combate  que destina-se a entrar em serviço em meados de 2015 e que tem por objetivo atender à uma série  serviços em prol das forças armadas suécas que vão desde o abastecimento, logística, transporte marítimo e missões de apoio anfíbio.

Os requisitos indicam um navio multifunção – designado L10 –  que foi identificado pela primeira vez pela Real Marinha Sueca no final de 2005/início de 2006 após estudos que indicaram deficiências no apoio logístico aos destacamentos e batalhões anfíbios. Os estudos elaborados indicarama  a incapacidade  da força em apoiar as operações apartir de helicópteros e ainda no suporte e apoioàs operaçãso de assalto.

Os estudos tiveram inicio em 2007 e falando na conferência MAST 2009 em Estocolmo, em 22 de outubro, o Comandante-Kjell Ove Schramm, teria revelado a necessidade de tal embarcação,  afirmando contudo que, após uma fase de análise inicial, “a decisão foi tomada, em prol de um único tipo de navio, destinado ao  apoio logístico, reabastecimento, transporte e apoio às operações anfíbias “.

Ele acrescentou: “A solução será um navio multi propósito … que nos permita maximizar a nossa capacidade de transporte marítimo, em geral de curta duração durante as fases iniciais de uma operação e posteriormente transferida para o papel de apoio logístico, apoio a ambas as unidades navais, bem como, potencialmente unidades em terra, se necessário. “

Tradução Plano brasil

Fonte: Janes