EUA não querem ficar por muito tempo no Afeganistão.

EUA não querem ficar por muito tempo no Afeganistão. Os Estados Unidos não querem continuar no Afeganistão por muito mais tempo, afirmou neste domingo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em entrevista ao canal ABC. “Continuar no Afeganistão não nos interessa. Não temos interesse lá a longo prazo”, declarou a chefe da diplomacia americana, enquanto o presidente Barack Obama prepara a estratégia para o país, que pode incluir o envio de dezenas de milhares de tropas extras. Hillary Clinton garantiu que o presidente Karzaï e seu governo podem fazer mais para dirigir o país. “Passamos a mensagem. Agora que a eleição terminou, queremos ver provas tangíveis de que o governo responde às necessidades dos afegãos”, insistiu.

Colaborou Konner

Fonte: Correio Braziliense

3 Comentários

  1. [” Hillary Clinton, em entrevista ao canal ABC. “Continuar no Afeganistão não nos interessa. Não temos interesse lá a longo prazo”, declarou a chefe da diplomacia americana … “]

    Pode ser … !!!

    Mas, não creio ser este o real motivo de os EUA não querem ficar por muito tempo no Afeganistão, [” Não temos interesse lá a longo prazo “], há, mas não creio mesmo ser verdadeira tal declaração.

    Até militares nort-americanos de alta graduação admitem há bastante tempo que as tropas coligadas nos dois cenários principais da guerra mundial contra o terror – Iraque e Afeganistão – foram um desastre.

    Economicamente, essas guerras são uma catástrofe.

    Não é possível ganhá-las e há muito tempo não são financiáveis, nem sequer para um país como os EUA.

    O governo Bush havia afirmado que toda a empreitada custaria, no máximo, entre 50 e 60 bilhões de dólares.
    Uma insolente mentira, destinada a tranqüilizar a opinião pública norte-americana.

    O governo Bush acabau, e as conseqüências financeiras de sua aventura bélica estão sendo digerida pelo atual governo.

    Do Ex-secretário assistente do Tesouro na administração Reagan, Paul Craig Roberts:

    — “Os EUA como Estado fracassado ”

    “Não há dinheiro para fornecer cuidados de saúde aos não segurados, mas oficiais do Pentágono disseram no Defense Appropriations Subcommittee na Câmara dos Deputados que todo galão [3,785 litros] de gasolina entregue às tropas dos EUA no Afeganistão custa aos contribuintes americanos US$400.”

    “Custa US$750 mil por ano cada soldado que temos no Afeganistão. Aos soldados, que estão em risco de vida e de pernas, é pago uma ninharia.

    Mas os serviços privatizados para os militares estão a nadar em lucros.

    Uma das maiores fraudes perpetradas contra o povo americano foi a privatização de serviços que os militares americanos tradicionalmente efectuavam por si próprios.

    Os “nossos” líderes eleitos não podiam resistir a qualquer oportunidade para criar riqueza privada a expensas dos contribuintes, riqueza que podia ser reciclada para políticos em contribuições de campanhas eleitorais”.

    Fonte:
    http://resistir.info/eua/roberts_22out09.html

  2. Taleban tomará Afeganistão se Otan e EUA saírem, diz Abdullah.

    Abdullah declarou-se favorável a um plano do general Stanley McChrystal, comandante militar americano no Afeganistão. McChrystal sugeriu a Obama que sejam enviados mais 40 mil soldados ao país, mas o presidente americano está em processo de revisão da estratégia militar dos EUA e ainda não decidiu se mandará mais soldados para a luta contra a insurgência.

    Numa entrevista ao jornal alemão Financial Times Deutschland, Abdullah disse que “o Afeganistão cairá imediatamente nas mãos do Taleban se as forças internacionais se retirarem” e se disse “extremamente preocupado” com a perspectiva de que os soldados dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) possam sair de seu país.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,taleban-tomara-afeganistao-se-otan-e-eua-sairem-diz-abdullah,467179,0.htm

Comentários não permitidos.