Atirador pode ficar paralítico
WASHINGTON. O moral das tropas americanas no Afeganistão caiu, num momento em que os soldados enfrentam o mais alto índice de violência no país em oito anos de guerra. No Iraque, a relação é inversa. A saúde mental dos soldados melhorou e a violência diminui, segundo duas pesquisas divulgadas ontem pelo Exército dos Estados Unidos.
As pesquisas mostram que soldados em sua terceira ou quarta missão em guerra têm moral mais baixo e mais problemas psiquiátricos – como depressão e ansiedade – do que os mobilizados menos vezes. Além disso, mais soldados enfrentam problemas conjugais e há poucos profissionais em saúde mental para atendê-los.
As pesquisas foram divulgadas quando o presidente Barack Obama define a estratégia para o Afeganistão e quando se discute a saúde mental dos soldados após o ataque de um psiquiatra do Exército em Fort Hood, no Texas, que deixou 13 mortos. Ontem, o advogado do major Nidal Malik Hasan disse que ele pode ficar paralítico. Hasan, que levou quatro tiros da polícia, não sente as pernas e as mãos doem muito, disse o advogado.
3 Comments