Obama é o mais poderoso do mundo, diz revista “Forbes”

Presidente chinês fica em 2º; lista inclui Lula e Blairo Maggi

DA REDAÇÃO

Barack Obama foi eleito a pessoa mais poderosa do mundo no primeiro ranking do tipo feito pela revista “Forbes”, que escolheu o presidente norte-americano porque ele, além de ter o Prêmio Nobel da Paz, comanda “o maior Exército e a maior economia” do planeta.

Em seguida na lista vêm o presidente da China, Hu Jintao, e o premiê russo, Vladimir Putin. A compilação tem 67 posições, entre empresários, políticos e até criminosos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupa o 33º lugar, em razão dos recursos naturais e do potencial petrolífero do Brasil. O outro brasileiro da lista é Blairo Maggi, governador de Mato Grosso, descrito como “o mais poderoso da agricultura”.

A primeira mulher do ranking é a chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel (15), e o 67º lugar é ocupado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Cada posto da lista representa 100 milhões habitantes do total de 6,7 bilhões do mundo. O critério de seleção dos “poderosos” foi a quantidade de pessoas que influenciam, a projeção de poder em múltiplas esferas e seu controle sobre volumosos recursos econômicos. “O objetivo é expor o poder, e não glorificá-lo, e mostrar como a influência é fácil de ser perdida e difícil de ser conquistada”, diz a Forbes.

Um dos nomes mais polêmicos da lista é o do traficante Joaquin Guzmán, homem mais procurado do México -sua inclusão despertara crítica do governo mexicano. A “Forbes” diz que o ranking é “o início de uma discussão, não a palavra final”.

Com agências internacionais

Fonte: NOTIMP

1 Comentário

Comentários não permitidos.