Forças Armadas treinam defesa de bacia de petróleo

A Operação Laçador vai mobilizar oito mil membros do Exército, Marinha e Aeronáutica para a simulação de uma guerra convencional na região Sul do País, entre os dias 16 e 27 de novembro. Este será o maior exercício militar combinado da América Latina. Na simulação, um país fictício com recursos energéticos esgotados ocupa uma bacia petrolífera do país vizinho, no Oceano Atlântico, e, hipoteticamente, planeja se apossar da hidrelétrica binacional de Itá, que os dois compartilham.

Os dados gerais da manobra foram apresentados à imprensa hoje pelo comandante militar do Sul, general-de-Exército José Carlos De Nardi. Mesmo que, nas perguntas, os jornalistas tivessem buscado analogias entre a operação e temas reais como a usina binacional de Itaipu, objeto de polêmicas no Paraguai, e a preocupação brasileira com a defesa do petróleo da camada de pré-sal, De Nardi não acredita que o exercício possa provocar algum desconforto em vizinhos.

“Não há ideia nenhuma com países irmãos”, destacou, para reiterar que a estratégia das Forças Armadas do Brasil é só de dissuasão e jamais de ocupação. “Ou seja, não se metam conosco que não nos meteremos com ninguém”, disse, em tom bem-humorado.

Segundo o general, todas as manobras serão feitas em áreas internas do País, distantes das fronteiras. Entre as ações de treinamento previstas estão deslocamentos de tropas para ocupação de espaços territoriais, marítimos e aéreos com uso de 61 aeronaves, nove navios e dois submarinos, entre outros equipamentos. Uma das ações será a tomada de uma suposta usina hidrelétrica binacional no Rio Uruguai, entre Itá (SC) e Aratiba (RS).

A operação será o maior exercício militar da América do Sul, e reunirá um efetivo de 8 mil militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha e do Exército na região do Comando Militar do Sul (CMS), nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

A operação foi articulada pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo o treinamento das tropas. A Laçador começará no próximo dia 16 e terminará no dia 27. Os detalhes da operação, que poderá ser acompanhada em tempo real pelo site www.lacador.eb.mil.br, foram anunciados ontem, em Porto Alegre, pelo comandante da CMS, o general-de-Exército José Carlos De Nardi.

– O cenário da guerra é fictício – observou De Nardi.

A guerra de ficção ocorre entre dois países, o Amarelo e o Verde. Os governantes do Amarelo enfrentam uma crise de energia. Os poços de petróleo secaram e a única energia disponível vem de uma usina binacional, construída em parceria com o país Verde. Acossados pela opinião pública, que reclama contra o caos criado na economia pela falta de combustível, os dirigentes do Amarelo atacam e ocupam as instalações dos campos petrolíferos do país Verde, que ficam no mar.

Com a autorização da Organização das Nações Unidas (ONU), as tropas do Verde agem tomando a usina binacional (que será representada pela hidrelétrica de Itá, situada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina). É o início do confronto armado entre os dois países.

Fonte: NOTIMP

7 Comentários

  1. Visitei o site e sou obrigado a dar um parabens as forcas armadas e o ministerio de defesa pela divugacao desse trabalho. Eles estao em grande necessidade de uma boa propaganda, lembro que ate eu deixar o pais (2004) as propagandas de TV das Forcas Armadas ainda eram cenas de suas armas obsoletas acompanhadas pelo som de bandas marciais e suas cancoes de guerra, o que para os militares poderia ate parecer bonito, mas para populacao em geral so lembrava uma imagem, ditadura.

    Sei que as FA existem para nos defender, e nao para agradar o povo, mas eh o povo que vota e cobra os politicos, entao eh bom as FA entenderem que nao estao mais no poder e (querendo ou nao) dependem de politicos, se elas querem a atencao devida dos mesmos, sua imagem tem que melhorar muito.

  2. demario :

    demario :
    Dervemos acada ano crecer militamente, amarinha derveria te no maximo 68 navio de guerra com grande pode de fogo de varias classes,sendo 38 com propução no clear, 8 porta avioes sendo 6 com propucão no clear com capacidade pra 40 aeronave 4 porta helicopteros sendo 2 com propução no clear com capacidade pra 40 aeronave 36 submarino sendo 12 no clear 120 lachas de patrulhar de varias classes,1200 jatos de varias classes,800 helicopteros de varias classes, desse jeito seremos um pais militamente poderoso com outros paises no mudo, e a nossa suberania seria segura e toda nossa riqueza naturais estaria protejida, e a nossa nação, quando amarinha chega a esse patama acima escrito nos brasileiro possamos dezer somos um pais militamente tbem poderoso.Aeronautica derveria te 1800 jatos de varias classes,1200 helicopteros de varias classes etc.execito dervia te 2000 tanque brindado de varias classes 200 helicopteros etc.nao esquecendo na nossa segurança dentro do nosso pais com grande policiamento e tbem educação e saúde. Dervemos sim gasta bilhoes ou a te mesmo trilhoes pra nossa seguraça e bem está, para que nos nao nos torne esravos de pais poderosos militamente, como alguns pais rico tbem recursos naturais aqual foi invadido por nao te um pode militar poderoso,e tomaram toda sua riqueza naturais.

Comentários não permitidos.