Índia pode comprar mais 29 caças MiG-29K

A Índia pode optar pela compra de mais um lote de caças multifuncionais MiG-29K assim que os primeiros quatro exemplares do tipo forem introduzidos no país no final deste ano. O governo daquele país, que adquiriu em 2004 12 MiG-29K (monoplace) e dois MiG-29KUB (biplace), recebeu em fevereiro deste ano quatro exemplares (dois de cada modelo), que permaneceram na Rússia executando a conversão e o treinamento avançado de pilotos e mecânicos indianos.
Os caças foram projetados para operarem embarcados, sendo que a Índia espera utilizar os aparelhos no seu futuro porta-aviões INS Vikramaditya (versão modernizada do Admiral Gorshkov, que ficou em serviço na Rússia de 1987 à 1996.

Segundo o ministro da Defesa da Índia, o país pode comprar mais 29 MiG-29K, num contrato que deve superar US$ 1,1 bilhões.
Os MiG-29K irão operar em missões conjuntos com o jato de combate leve Tejas, projeto que encontra-se em desenvolvimento pela Índia desde 1983 e deverá ser declarado operacional em 2014, momento em que o INS Vikramaditya também chegará ao país.
“Nossos oficiais em treinamento na Rússia, com os novos MiG-29K e MiG-29KUB, verificaram que os caças possuem excelente performance, o que os deixaram muito satisfeitos em saber que os requerimentos da Índia foram alcançados”, declarou um oficial indiano.
Os primeiros MiG-29 deverão ser entregues ainda em novembro, na Base Naval de Goa.

Fonte: Revista Asas