Piratas sequestram embarcação com armas na costa da Somália

 

NAIRÓBI – Piratas somalis sequestraram uma embarcação procedente dos Emirados Árabes Unidos que ia para a Somália com um carregamento de armas, confirmou hoje Andrew Mwangura, diretor do Programa de Assistência Marítima (PAM), com sede no porto queniano de Mombaça.

 A embarcação “navegava com nome falso e estava em rota em direção à Somália quando foi sequestrada pelos piratas no domingo”, disse Mwangura, que explicou que agora o barco se encontra “perto da cidade de Garacad”, no norte somali.

“É um dos cargueiros que normalmente leva armas para a Somália e que descumpre o embargo de armas das Nações Unidas” ao país, acrescentou Mwangura, que afirmou que a embarcação carregava, entre outras coisas, armas leves, munição, foguetes e granadas.

Segundo Mwangura, “os piratas confirmaram que têm sob seu controle um cargueiro com armas e asseguram que eram destinadas ao governo Federal de Transição”, mas não especificaram quais são suas reivindicações.

A organização Ecoterra, com sede em Nairóbi e que faz um acompanhamento sobre pirataria, navegação e pesca no litoral africano, informou ontem que uma embarcação carregada de armas e munição, com tripulantes paquistaneses e indianos, tinha sido “capturada” perto de Garacad, mas não precisou em poder de quem se encontrava.

O embargo de armas imposto pela ONU à Somália há 16 anos é constantemente violado pelos países do Golfo Pérsico, segundo denunciou a organização em um relatório em 2008.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

Comentários não permitidos.