Em Brasília, Peres diz que Irã precisa de ‘voz contra o terror’

No primeiro dia de sua visita oficial ao Brasil, o presidente de Israel, Shimon Peres, usou seu discurso no Congresso para criticar o governo iraniano e falar da necessidade de “uma voz contra o terror”.

Em uma sessão solene em sua homenagem, Peres voltou a afirmar que não pretende discutir sobre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante sua visita ao Brasil, mas disse que não pode ignorar que o governo iraniano “constrói armas nucleares” e quer “destruir Israel”.

“O Irã ajuda o Hamas a tratar mal a Autoridade Palestina e impede a criação do Estado da Palestina”, disse. “E precisa de uma voz contra a destruição. Uma voz contra o terror, uma voz clara.”

“Eu sei que o Brasil nega ameaças de destruição, nega o terror, e sua voz clara e positiva tem um eco muito alto no mundo inteiro. Sei que o Brasil apoia o processo de paz.”

Peres iniciou nesta terça-feira uma visita de cinco dias ao Brasil, a primeira de um chefe de Estado israelense em mais de 40 anos.

A viagem ocorre a menos de duas semanas da chegada do presidente iraniano, que desembarca em Brasília no dia 23 e cuja influência vem crescendo na América Latina. A visita de Peres também ocorre dias antes da chegada do presidente palestino, Mahmoud Abbas, prevista para a próxima semana.

Lula

Em seu discurso, o presidente israelense afirmou que seu país está disposto a fazer concessões pela paz e disse acreditar que “com ousadia”, em um ou dois anos será possível alcançar a paz entre israelenses e palestinos.

Peres elogiou o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “uma liderança que desperta inspiração”, e disse que veio para aprender.

O presidente chegou a Brasília na manhã desta terça-feira. Pela manhã, em reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, discutiu acordos de cooperação. À tarde, recebeu o título de cidadão honorário de Brasília.

Nesta quarta-feira, o líder israelense se reúne com o presidente Lula para a assinatura de acordos. Peres passa ainda por São Paulo e Rio antes de embarcar para a Argentina, no domingo.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

  1. Sem dúvidas israel é grande povo,+ q tem armas nucleares e ñ recebe vistorias das Agências da ONU deste setor.Os ianks ñ permitem. É q o mesmo tem de derrubar o murro, q é ilegal, vide a corte de Haia, e parar de invadir as terras palestinas e expandir os assentamentos ,permitir o direito de ir e vir dos palestinos dentro de suas terras, permitir o acesso dos mesmos aos 300 litros de água, comida e saúde aos palestinos q e tirados deles, e se rebelarem são terrorrista e morrem a bala..´so isso..O irã e consequência disto tudo .Pq israel ñ aceita o plano da Liga Arabe, até hoje?

Comentários não permitidos.