Colômbia anuncia que vai à ONU contra ameaças da Venezuela

 

BOGOTÁ – O governo da Colômbia informou no domingo que não fará “nenhum gesto” hostil contra seus países vizinhos, e que recorrerá à Organização dos Estados Americanos (OEA) e às Nações Unidas após a declaração do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que conclamou seu.s compatriotas a se prepararem “para a guerra”.

Diantes destas ameaças de guerra pronunciadas pelo governo da Venezuela, o governo da Colômbia se propõe a ir à OEA e ao Conselho de Segurança da ONU”, indicou o secretário de imprensa do presidente Álvaro Uribe, César Mauricio Velásquez.

Velásquez disse que “a Colômbia não fez nem fará nenhum gesto de guerra contra a comunidade internacional e menos ainda contra países irmãos, e o único interesse que nos move é a superação do narcoterrorismo que durante tantos anos maltratou os colombianos”.

“A Colômbia mantém sua disposição ao diálogo franco, às vias do entendimento e às normas do direito internacional”, destacou o comunicado presidencial.

Ameaças da Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou no domingo que os líderes militares devem estar preparados “para a guerra” e pediu aos cidadãos que “defendam a pátria” contra futuros ataques que poderiam ser orquestrados pelos Estados Unidos através da Colômbia.

“Senhor comandante da guarnição militar, batalhões da milícia, treinemos. Estudantes revolucionários, trabalhadores, mulheres: todos prontos para defender esta terra sagrada chamada Venezuela”, acrescentou.

Chávez, criticando novamente o acordo militar assinado nos últimos dias entre os EUA e a Colômbia, pediu o seu colega americano Barack Obama que evite cair na tentação de uma agressão contra a Venezuela.

“Senhor presidente Obama, não vá cometer o erro de realizar uma agressão contra a Venezuela através da Colômbia (…) Porque nós estamos prontos para qualquer coisa e a Venezuela não é nem nunca vai ser uma colônia ianque”.

Colaborou Konner

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.