O Egito comprará mais 25 caças F-16C/D Block 50/52

O Egipto vai comprar 24 F-16C/D Block 50/52 e equipamento e armamento relacionado. A aquisição deverá rondar os 3,2 biliões de dólares a pagar à Lockheed Martin e a outros fornecedores.

Atualmente o Egipto já alinha na sua força aérea com 195 caças deste tipo, que constituem o cerne da sua defesa aérea, complementados por Mirage 2000 e aviões chineses F-7, assim como aviões F-4 Phantom II e alguns MiG-21s e Mirage 5s.

O valor da aquisição de novos F-16s pode parecer exagerado – tendo em conta a quantidade e a qualidade dos aviões envolvidos, mas se soubermos que o Egipto recebe todos os anos 1,3 biliões de dólares do Tesouro americano como contrapartida dos acordos de Camp David, vê-se quem vai pagar esta compra…

Estes novos aviões irão substituir os F-16 de primeira geração (Block 15) ainda ao serviço da força aérea egípcia e os remanescentes MiG-21 soviéticos e os derradeiros Mirage 5 e permitirão devolver ao Egipto uma situação de equilíbrio (teórico) com a força aérea israelita que tinha sido perdida na última década.


Fonte: Quintus

1 Comentário

Comentários não permitidos.