Milhares protestam contra bases americanas em Okinawa, no Japão

Milhares de pessoas realizaram uma manifestação neste domingo na ilha de Okinawa, sul do Japão, contra as bases americanas na região, aumentando a tensão em torno desta questão sensível faltando poucos dias para a visita ao país do presidente Barack Obama.

O novo governo centro-esquerda que chegou ao poder de Tóquio, em setembro, comprometeu-se a reequilibrar a relação entre o Japão e os EUA, incluindo a revisão do acordo sobre as bases e permanência dos 47.000 soldados americanos no Japão.

A administração americana descartou a possibilidade de renegociar o acordo assinado em 2006 pela maioria conservadora da época e exige que o a Base Aérea de Futenma, localizada na cidade de Ginowan, seja reconstruída, como planejado, até 2014, indo contra os recentes protestos de ambientalistas.

“Eu vou solicitei expressamente ao primeiro-ministro (Yukio) Hatoyama que diga ao presidente Obama que não precisamos de outra base americana”, disse Yoichi Iha, prefeito de Ginowan.

Obama visitará o Japão na próxima sexta-feira e sábado. “Eu perdi que Hatoyama tome uma decisão corajosa para acabar com o fardo de Okinawa”, continuou o prefeito diante dos manifestantes que se reuniram em um parque perto de uma base americana.

Moradores de Ginowan estão incomodados com o ruído, a poluição, o risco de acidentes e o aumento da criminalidade causada pela presença militar em Futenma.

O novo Governo japonês planeja reposicionar a base em outra parte do Japão ou mesmo fora do país. “Os moradores de Okinawa votaram no novo governo pensando que iriam se livrar da base. Eu não acho que ele nos possa trair agora”, disse Yonamine Yoshiko, de 64 anos, que veio protestas contra a presença militar americana.

“Durante os últimos 64 anos nós fomos pacientes. Se a nova base for criada, isso significará que nosso sofrimento vai continuar por mais 50 anos ou 60”, disse, em referência à derrota do Japão em 1945 e a ocupação pelos militares americanos.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

  1. Os residentes de Okinawa há muito que protestam contra o fato de apesar das ilhas em que habitam constituírem apenas um por cento do território japonês, albergarem mais de 75 por cento das bases militares norte-americanas no Japão.

    As bases em Okinawa são uma herança da ocupação norte-americanas das ilhas, desde 1945 até 1972.

    Os habitantes de Okinawa queixam-se que os norte-americanos são — donos das nossas terras, do nosso mar e do nosso ar.

    A base de Kadena tem a maior pista de pouso da Ásia.

    Já os Colombianos; isto é o mais desejam.

Comentários não permitidos.