Estados Unidos propõe aos Russos o desenvolviemnto de um “escudo antimísseis” conjunto


A secretária de estado americano Hillary Clinton propôs à Rússia um sistema conjunto de defesa.

Agora, em vez dos polêmicos sistemas de radares e baterias de mísseis do sistema antimíssil na Polónia e o radar avançado na República Tcheca, teoricamente destinados a defender as nações européias de  um provável ataque proveniente de nações  como o Iran, mas que de fato, focavam seus alvos e ferquências em posições na vizinha Rússi, gerando problemas de ordem geoplítica os quais alimentaram a ira de Moscow.

Agora a tônica é outra, a administração Obama quer montar um “sistema mais eficaz” e criado em parceria com a Rússia. Os russos já se manifestaram favoráveis a tal projeto, somando-lhe os radares russos em Armavir (na Rússia) e em Gabala (no Azerbaijão). Em suma, depois da atitude improdutiva e unilateral de era Bush, temos agora na era Obama uma nova atitude, bem mais eficáz,  não só porque os radares russos estão muito mais próximos das “rampas de lançamento Iranianas e Norte Coreanas, mas porque se há a possibilidade do sistema contar com as valiosas baterias de mísses de defesa S-300 e S-400, o que colaborariam aumentando significativamente o poder de eliminação das ameaças em menor espaço de tempo, tempo este crucial para a resposta e contra ataque as posições agressoras.

O pedido vem em boa hora, uma vez que a situação Rússia/Europa/EUA anda meio complicada, principalmente pela dívida que os europeus tem com os russos devido ao recente conflito na Geórgia em que as nações Européias tiveram que voltar atrás em suas acusações de que a Rússia iniciou o conflito, o que ficou comprovado que de fato a Geórgia foi a instigante do combate que teve como desfecho a fatiação do estado Georgiano e o renascimento da desconfiança dos Russos para com os Europeus e mais especificamente para a Aliança do Atlântico Norte, OTAN.

O escudo antimísseis tal como propunha em sua 1ª versão, sempre foi considerado por Moscow como uma clara e direta ameaça a soberania da Rússia, a qual nãos e furtava de afirmar que estava tomando medidas para contrapor tal ameaça avaliando inclusive o uso de seu arsenal nuclear em ataques preventivos caso esta achasse necessário.

A nova proposta chama a Rússia para a mesa e sendo esta aceite, a Europa poderá enfim contar com um sistema participativo de defesa inédito, e mais do que isso, pode desencadear uma reaproximação entre as duas potências da Guerra Fria, resta saber se ainda há vontade do lado de lá em mais uma vez confiar nos seus antigos inimigos.

“já combinaram isto com os Russos?”

Fonte: Texto adapatdo de Quintus

2 Comentários

  1. [ “já combinaram isto com os Russos?” ]

    Bem,

    O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen em 18/09/2009, já colocava esta idéia.

    Falando sobre sua visão para uma arquitetura global de defesa harmonizada, Anders Fogh Rasmussen dizia:

    — “A Otan quer a Rússia como um participante de fato da segurança europeia e internacional”.

    — “Nós precisamos da Rússia como um parceiro na resolução das grandes questões de nosso tempo.”

    O secretário-geral disse que apoiará a ideia do presidente russo, Dmitry Medvedev, de estabelecer um acordo de segurança que vá do extremo Leste até a costa oeste dos EUA.

    Para o embaixador de Moscou na Otan, Dmitry Rogozin, o discurso do secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, enfocando a cooperação na segurança com a Rússia, foi “positivo e muito construtivo”.

    — “Temos que analisar juntos” as propostas do discurso, afirmou Rogozin, em Bruxelas, após a fala de Rasmussen.

    Quem sabe !?!?

  2. Mais uma vez inocentemente as pessoas acham que isto é uma boa. Se esquecem que europeus e americanos querem passe livre para massacrar o resto do planeta se estes não se submeterem aos seus caprichos financeiros.Nada melhor que manter o urso Russo preso em um acordo de “amizade e “cooperação, desta maneira mandam um recado para a China, se esta não se comportar se tornara uma presa facil nas mão da OTAN + Russia e o reto do planeta tem de ficar quietinho. Quanta inocencia, haverá um dia em que as pessoas se lamentaram em acharem que europeus e americanos são os mocinhos, verão que nós seremos massacrados como foram os índios que dominavam as pradarias do oeste americanos. Os fascistas estão as portas da dominação total sobre o mundo e a ira deles sobre as nações se mostrará avassaladora. Que deus nos proteja deste que será o maior de todos os massacres que ja se presenciou na face da terra.

Comentários não permitidos.